Transportadora ou operador logístico? Conheça as diferenças

Um operador logístico oferece gerenciamento de serviços capacitados, prontos para atender as demandas dos clientes, enquanto uma transportadora monitora e planeja a distribuição das cargas aos consumidores.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Entenda o que diferencia a transportadora e o operador logístico.

Não é de hoje que a logística está presente em diversas atividades, aumentando a competitividade no mercado.

Para lidar com o transporte, a transportadora é uma empresa responsável por realizar alguns tipos de serviços logísticos, todos focados no transporte. Com o passar do tempo, as operações evoluíram, o que exigiu que as empresas do setor oferecessem tarefas a mais no portfólio.

Neste sentido, surge o “operador logístico”, com o objetivo de atender às principais necessidades da cadeia de suprimentos, oferecendo serviços com maior eficiência.

Se, por um lado, a transportadora define a melhor forma de transportar os produtos para seus clientes, por outro, o operador logístico é o parceiro que auxilia no processo, buscando a melhor relação entre qualidade e custo benefício. Confira:

O que faz uma transportadora?

A transportadora é a empresa encarregada pela distribuição das cargas aos seus consumidores. É através dela que o meio de transporte ideal é previamente pensado, de acordo com o peso e o tipo de produto a ser entregue.

As rotas não ficam de fora, pois são planejadas com o intuito de diminuir o tempo de trajeto e, principalmente, por reduzir o consumo do combustível. Ao traçar a rota ideal, tanto o caminhão quanto as mercadorias ficam seguros.

Todo o processo passa por um rigoroso monitoramento e gerenciamento de riscos das entregas. Isto, com o intuito de evitar atrasos, avarias, custos inesperados e outros incidentes. 

Inclusive, o uso de soluções tecnológicas simplifica os processos operacionais.

A cobrança de frete é o que assegura seu funcionamento, incluindo informações como a distância do trajeto, a localidade do destinatário, os riscos do percurso, os dados dos clientes e também o valor das mercadorias, o que pode implicar em um carregamento específico.

Como você pode ver, a transportadora está sempre atrás de informações gerenciais para o melhor direcionamento das operações de movimentação. Tudo para atender às expectativas dos clientes, seguindo uma estratégia minuciosa.

O que faz um operador logístico?

O operador logístico gerencia atividades relacionadas à cadeia de suprimentos. Enquanto uma transportadora apenas verifica clientes próximos à rota e organiza os produtos para serem entregues em uma mesma região, o operador engloba muito mais processos.

De forma geral, o operador logístico proporciona serviços de gestão e operação de transportes, bem como da armazenagem de materiais e dos estoques. 

Hoje em dia, seu princípio caracteriza-se por uma forte implementação de tecnologia e grande utilização de empresas terceirizadas.

É essa área que oferece suporte técnico para propostas, implementação e monitoramento de operações e, também, que realiza melhorias contínuas com base nas demandas dos clientes, otimizando tempo e recursos.

Conheça as principais funções de uma operadora logística:

Gestão de transporte

  • Análise e pagamentos de fretes;
  • Capacitação de transportadoras;
  • Formulação e expedição de relatórios de acompanhamento;
  • Monitoramento das atividades realizadas pelas transportadoras.

Armazenagem

  • Disposição de instalações adequadas;
  • Oferecimento de títulos de seguro para bens materiais e instalações;
  • Apresentação de estratégias de gerenciamento para cada necessidade;
  • Controle de qualidade e inspeção de mercadorias.

Controle de estoque

  • Auxílio ao cliente para determinar a melhor política para a gestão de estoque;
  • Emissão constante de relatórios referentes aos estoques;
  • Fiscalização e responsabilização pelas cargas dos clientes;
  • Informação sobre o giro das mercadorias.

O operador logístico é melhor que a transportadora?

Não necessariamente, depende das necessidades e objetivos de quem contrata um desses tipos de solução logística.

Enquanto a transportadora oferece um serviço mais simples, apenas para o transporte das cargas e distribuição urbana, o operador logístico aborda um processo mais completo. Ou seja, fica responsável pelo planejamento e organização dos armazéns e centros de distribuição, assim como pela comunicação e disposição de entregas.

Confira mais vantagens em contratar um operador logístico:

Profissionais qualificados

Antes de contratar uma empresa pelos serviços, ela deve, no mínimo, ter uma licença de funcionamento na categoria necessária para atender suas necessidades, tanto no armazenamento quanto no transporte.

Outro fator importante para gerar mais satisfação aos clientes, é analisar a infraestrutura para saber se os serviços são confiáveis, precisos e eficazes.

Novas tecnologias

O fluxo de informações é muito importante nas operações logísticas, mas para que isso aconteça é necessário um gerenciamento eletrônico dos dados referentes aos pedidos dos clientes, movimentação das cargas, documentação de transporte, etc.

Neste sentido, sistemas operacionais e softwares específicos são capazes de proporcionar a otimização de serviços e processos, gerando redução de custos nos seus negócios. Os clientes, por sua vez, têm em mãos um acompanhamento preciso de informações.

Menor custo operacional

A logística é um dos segmentos que mais necessita de investimento. Por isso, uma empresa tende a ter um gasto mais elevado com as operações. Quando se opta pela terceirização, os custos podem ser minimizados e monitorados.

Sabia que a Avilan oferece maior organização e controle na sua logística interna, com serviços de gestão de armazéns, movimentação, carga e descarga, e muito mais? 

Conheça melhor os nossos serviços!

Convenção Anual Avilan 2023