Entenda o que uma transportadora pode fazer pelo seu negócio

As vendas online são uma realidade cada vez maior, por isso, você precisa contratar uma transportadora para te ajudar.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Porque uma transportadora é essencial

O mercado online cresceu muito ano passado durante a pandemia e, ainda hoje, a maioria das lojas e empresas estão apostando no e-commerce. Inclusive, há uma expectativa de crescimento de 26% do e-commerce no Brasil, para o ano de 2021.

Junto desse mercado, outro setor cresce junto: o mundo das transportadoras.

Toda a mercadoria física que é comprada online precisa chegar na casa do cliente. Embora exista a opção de enviar pelos Correios, as vantagens de contratar uma transportadora são bem melhores.

Mesmo para pequenas empresas e empreendedores individuais, esse meio de frete é bem mais interessante. Então, vamos entender melhor os motivos para esse fato.

Como funciona uma transportadora?

Há diversos processos realizados dentro de uma transportadora, passando pela gestão de manutenção de veículos, planejamento de rotas, logística de carga, monitoramento de entregas, gerenciamento de risco e, claro, a precificação do frete.

Para isso, esse tipo de empresa conta com um grupo de profissionais qualificados que fazem tudo funcionar da maneira correta.

Ou seja, realizando a manutenção e análise dos veículos, coletando as mercadorias, fazendo controle de processos, realizando o transporte sem paradas obrigatórias e entregando as mercadorias ao consumidor final.

Por que é melhor que os Correios?

Embora os Correios tenham diversas modalidades para atender necessidades específicas, o frete pode sair mais caro quanto maior e mais pesado for o seu produto. Além disso, se você precisa enviar uma grande quantidade de mercadorias para diferentes localidades, os custos serão diferentes e até maiores. 

Com uma transportadora, você pode enviar um volume maior de seus produtos e eles irão planejar a rota da viagem de maneira que todos (dentro do possível) sejam entregues dentro dessa única movimentação. Pelo menos, dentro de um número mínimo de movimentações possível.

Dessa forma, diminuindo o valor de frete para o seu consumidor final.

Ah, e outro grande diferencial: ao contratar uma transportadora, você evita problemas de atraso de entregas por conta de greves.

Quais são os benefícios de contratar uma transportadora?

Os benefícios são tanto para a empresa quanto para os clientes. Por exemplo, frete mais barato e entrega mais rápida são bons para ambos lados.

Outras vantagens são:

  • entrega com efetividade;
  • segurança no transporte;
  • satisfação do cliente.

Tudo isso significa que os seus produtos serão transportados por uma equipe profissional, que sabe quais cuidados tomar e que terão a preocupação no manejo dos pacotes. Assim, garantindo a satisfação do cliente que receberá a mercadoria.

Como contratar uma transportadora?

Hoje já existem muitas transportadoras como opção de contratação e você precisa entender quais são as suas necessidades para escolher a melhor.

Para começar, você precisa enviar cargas dentro da cidade? Do estado? Do país? A abrangência é um fator importante.

Depois, pesquise a empresa online e busque comentários sobre quem é ou já foi parceiro. A reputação do seu negócio está diretamente ligada ao transporte das mercadorias.

Após passar esses filtros, dentro das opções que restam para analisar, você precisa fazer um comparativo de preços de frete e tentar negociações. Inclusive, buscando informações sobre a eficiência do transporte em períodos mais conturbados (normalmente, datas comemorativas).
Quer conhecer uma transportadora reconhecida e que te dá segurança na contratação? A Avilan está à sua disposição!

Convenção Anual Avilan 2023