Cuidados para realizar o carregamento de cargas sem prejuízo

No transporte, o carregamento de cargas exige cuidados específicos para evitar perdas e danos que podem gerar prejuízos. Confira quais são.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Cuidados essenciais para o carregamento de cargas no veículo.

O carregamento de cargas é uma responsabilidade que exige muitos cuidados. Se considerar todos os processos e custos até um produto ficar pronto, você vai entender o cenário.

Existe uma imensa variação de mercadorias como preciosas, frágeis, perigosas, vivas, frigorificadas, farmacêuticas e pesadas. Cada uma delas tem suas especificidades no transporte de cargas.

Além de respeitar a legislação, as empresas de logística necessitam de algumas instruções para manusear e armazenar as mercadorias, tarefas que fazem parte da logística de armazenagem.

Quais são os cuidados necessários para carregar mercadorias no veículo

Conhecer as características de cada carga

É importante conhecer a carga detalhadamente para saber se há risco de vazamentos, se é inflamável, necessita armazenagem com temperatura adequada, precisa de uma rota específica, ou um veículo específico — como o frigorificado.

É a partir do tipo de carga que todo o planejamento da sua armazenagem e entrega será realizado com o correto manuseio, garantindo a sua integridade.

Realizar uma armazenagem adequada

Até o dia do carregamento do caminhão, a carga precisa ser guardada no armazém da empresa e é importante estar atento às suas necessidades também nessa etapa.

Ou seja, manter as condições adequadas de temperatura e demais características que conservem as características originais dos produtos.

Embalar as mercadorias corretamente

Além das caixas, plásticos e fitas para embalar e proteger os produtos, é fundamental possuir sinalizadores como: frágil, inflamável, carga perigosa, oxidante, explosivo, carga viva, e assim por diante.

Escolher os veículos ideias para acomodar a mercadoria

Além de estar em bom estado e com a manutenção em dia, a carreta ou baú precisa acomodar a mercadoria sem que ela sofra riscos de avaria, sendo a ideal para o tipo de carga transportada.

No momento de fazer a acomodação, não pode haver imperfeições nos pisos. No caso de caixas, as mais pesadas devem ficar por baixo e as leves acima, tudo etiquetado e adesivado, organizado por entregas, facilitando a retirada da carga. O mesmo serve para pacotes.

Cargas tóxicas, inflamáveis e explosivas possuem um caminhão próprio e regras ainda mais rígidas, assim como carga frigorífica e viva.

Lembre-se que a carga não pode estar exposta à umidade, sol, calor, suor de água e água, evitando que os produtos em transporte ressequem, molhem, deformam ou mofem.

Possuir uma equipe preparada

Para oferecer um serviço de qualidade, a empresa precisa de uma equipe preparada para lidar com todos os clientes e seus mais diversos produtos.

É fundamental manter o conhecimento de todos os colaboradores atualizados através de cursos, palestras, panfletos informativos, mensagens online em grupos da empresa, entre outras formas.

Evitar perdas ou desperdícios é indispensável quando uma carga é deixada nas mãos de uma transportadora, ela passa a ser responsável pela mercadoria e qualquer erro pode sair do próprio bolso – dependendo do contrato.

Planejar as rotas

Ao planejar as rotas é preciso estar atento a alguns detalhes. Existem rodovias com limite de peso e altura, no caso de cargas pesadas e caminhões mais altos.

Outros trajetos podem ser perigosos para transportar cargas mais valiosas, devido a frequência de roubos de carga.

Quem é o responsável pela carga e descarga no armazém

Normalmente, os responsáveis por essa demanda são os auxiliares da própria transportadora e até mesmo os motoristas. O importante é serem pessoas que conhecem os clientes e seus produtos, preparados para os manusear.

Quem faz a carga e a descarga também realiza outras atividades, como movimentar as mercadorias no armazém e dentro dos transportes, coletar e entregar encomendas, solicitar informações, autorizações e orientações sobre as cargas.

Entende a importância de contratar uma empresa de logística bem preparada e reconhecida no mercado de transportes? O processo envolve a segurança e integridade da carga.

Nós, da Avilan, temos a experiência de mais de 30 anos de serviço profissional de qualidade, com excelência reconhecida e premiada no transporte de cargas. Conheça o nosso trabalho e os tipos de serviços que prestamos!

Convenção Anual Avilan 2023