Como funciona uma transportadora?

A transportadora lida com vários processos da cadeia de suprimentos para garantir um serviço de qualidade aos seus clientes. Veja como funciona uma transportadora.
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Conheça em mais detalhes como funciona uma transportadora,

Como funciona uma transportadora: você já parou para pensar? Seu processo vai além do simples carregamento dos caminhões.

Na verdade, engloba várias etapas que só acontecem com a ajuda de profissionais qualificados para realizar todas elas.

A logística de transportes lida, antes de tudo, com a demanda das cargas. Qual o tipo de material a ser transportado? Quais cuidados exigem para o seu carregamento? Que tipo de veículo deve ser utilizado no transporte? Tudo isso deve ser pensado durante a operação.

Ainda mais, as rotas devem ser planejadas e monitoradas em tempo real, garantindo a segurança das cargas e dos caminhões.

Percebe como tudo está conectado? 

É assim que funciona uma cadeia de suprimentos

Ela permite que a transportadora ofereça seus serviços da melhor forma possível, com cada detalhe previamente pensado para gerar resultados positivos.

Para começar a entender como funciona uma transportadora, entenda:

Quais são os processos que uma transportadora lida?

Gestão da manutenção

O objetivo desta gestão é garantir qualidade e funcionamento dos veículos e demais equipamentos. Uma simples trepidação no volante ou fumaça saindo do escapamento pode gerar uma grande dor de cabeça se não for levada a sério.

É aí que entra a gestão da manutenção: 

Ela impede que a transportadora desperdice recursos em manutenções ineficientes, arcando com gastos excessivos e, pior, atrasos nas entregas. Já pensou como isso pode afetar a reputação da empresa?

Para evitar que aconteçam problemas maiores, apresentamos aqui os 3 tipos de manutenção. Elas são:

  • Preventiva: como o próprio nome sugere, serve para prevenir riscos por meio de cuidados rotineiros.
  • Preditiva: coleta dados e analisa as condições do veículo através de tecnologias específicas, impedindo o aumento de danos.
  • Corretiva: acontece depois de falhas ou panes, diferente das manutenções preventiva e preditiva, essa é a que mais ocorre sem planejamento.

Já avisamos que a prevenção é sempre o melhor caminho. Então, é preciso que a transportadora tenha ou a preventiva ou a preditiva em sua operação, encaminhando um veículo para a corretiva apenas quando realmente necessário.

Logística das cargas

A logística das cargas funciona da seguinte forma: é feito um agrupamento dos pedidos conforme a localização dos destinatários, aproveitando a capacidade máxima do caminhão. Esta gestão permite que a empresa otimize seu tempo durante o processo.

No entanto, alguns pontos são levados em consideração. Por exemplo, se a carga precisa ser refrigerada ou, de repente, se o veículo disponível é capaz de aguentar o volume e a quantidade do material a ser transportado.

Os detalhes fazem a diferença e a logística garante agilidade durante a entrega — principalmente, a satisfação dos clientes.

Planejamento das rotas

O planejamento consiste em definir os percursos de entrega com base na distância a ser percorrida, gasto com combustível, pedágios e outras variáveis. Ele garante o melhor custo-benefício para a transportadora de cargas.

Pode-se dizer que o planejamento das rotas permite a elaboração de um roteiro mais econômico, reduzindo o tempo de transporte e maior controle da sua frota.

Monitoramento das entregas

O monitoramento das entregas assegura aos clientes que suas mercadorias chegarão em perfeitas condições, pois acompanha os veículos durante o trajeto e identifica qualquer ocorrência que possa prejudicar o processo.

O papel da tecnologia é bastante importante para a redução de custos logísticos de uma empresa, já que automatiza tarefas e melhora a comunicação entre fornecedores e clientes.

Cobrança de frete

O cálculo do frete engloba: a distância do trajeto, peso dos produtos, riscos do percurso, valor da mercadoria e outros. 

A cobrança é o que vai assegurar o funcionamento da transportadora, podendo garantir o sucesso e a permanência no mercado.

Gerenciamento de risco

O gerenciamento de risco estabelece práticas que minimizam as chances de extravios, perdas, roubos e avarias. A transportadora analisa os possíveis riscos e formula estratégias de prevenção.

Quem são os profissionais envolvidos?

Dentro de uma transportadora, cada colaborador desempenha um papel necessário para cada etapa do processo logístico, são eles:

  • Gestores: formada por gerentes, coordenadores e supervisores que controlam e monitoram o pedido até a entrega.
  • Analistas: encarregados pela análise do procedimento, também responsáveis por ajudar a gestão na tomada de decisão.
  • Assistentes: realizam a emissão das notas fiscais, emitem a ordens de serviço, conservam o contato com clientes e fornecedores.
  • Auxiliares: profissionais que separam, organizam e carregam as mercadorias até o caminhão.
  • Conferentes: verificam as cargas em todos os processos de movimentação.
  • Motoristas: entregam os produtos ao destino final.

Por que contratar uma transportadora?

Porque oferece um ótimo custo-benefício! Quando se contrata uma transportadora, seus serviços envolvem soluções pensadas para uma logística integrada e toda a cadeia de suprimentos dos clientes.

Explicando melhor: 

A empresa não precisa se preocupar com despesas de manutenção, documentação, taxas ou impostos. A gestão da frota se torna muito mais simples, pois a maior parte das obrigações fica por conta da transportadora.

Desta forma, a previsibilidade dos gastos passa a ser mais precisa, garantindo a saúde financeira e recursos mais eficientes.

Quais são os diferentes tipos de empresa de transporte?

Convencional

Esse tipo de transportadora opera em estabelecimentos comerciais, cuja finalidade é transportar a carga de uma determinada localidade para outra. Os tipos de transporte variam de acordo com as demandas de cada empresa.

Frete

A agência de frete intermedia as relações entre a empresa fornecedora da carga e a transportadora responsável pela movimentação. Sua principal característica é a cobrança de um percentual sobre o valor do frete negociado.

E-commerce

Entre os tipos de empresas de transporte, os sites e plataformas estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. 

A internet facilita uma compra e, consequentemente, sua entrega. É através da transportadora com atendimento e-commerce que o contato entre loja e o consumidor se consolida.

Varejista

A área de transporte varejista realiza a locomoção dos produtos da fábrica até o ponto de entrega final. O seguimento da Avilan, por exemplo, é mais forte em transporte industrial e distribuição de bebidas.

Como escolher uma transportadora

Uma transportadora deve, acima de tudo, ter atendimento especializado ao cliente e uma equipe de colaboradores completa, preparada para lidar com sua carga. E, o principal: que atenda suas necessidades de transporte.

Se você procura contratar uma transportadora, saiba que os processos logísticos otimizados são fundamentais para receber um serviço de qualidade. Tecnologia de ponta como o rastreamento, por exemplo, te assegura sobre o estado das cargas.


Neste caso, a transportadora deve se encaixar no seu perfil e oferecer soluções para movimentação e transporte de cargas, assim como a Avilan. Conheça ainda mais sobre nossos serviços clicando aqui!

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