Qual é a importância da cadeia de suprimentos?

Conheça a importância da cadeia de suprimentos, uma metodologia implementada desde o primeiro elemento de um produto até a entrega ao consumidor final.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Entenda a importância da cadeia de suprimentos.

A importância da cadeia de suprimentos envolve todo o processo de logística de uma empresa e está diretamente ligada aos custos e otimização do controle de seus produtos.

Ela pode ser entendida como uma rede integrada que se inicia com os fornecedores da matéria-prima e que passa pelos distribuidores e vendedores até finalmente alcançar o cliente que irá receber a mercadoria.

Pode-se dizer que a cadeia de suprimentos é abrangente e, se mal otimizada, pode impactar não só no custo da logística empresarial, mas também na forma que a empresa se apresenta no mercado.

O que é cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos é definida como um sistema logístico de organização de tarefas, informações e recursos para melhor atender as demandas.

Em um sentido mais amplo, este sistema inclui a produção e armazenamento de um determinado produto, sua movimentação interna, o transporte para redes de distribuição e a entrega.

No entanto, logística e cadeia de suprimentos não são a mesma coisa, mas dependem uma da outra para funcionar. Se, por um lado, a logística lida com a parte da movimentação de materiais e produtos, por outro, a cadeia lida com todo ciclo produtivo.

A logística é a principal aliada na cadeia de suprimentos, pois garante a entrega de qualidade da mercadoria. Além disso, ela é importante para o crescimento da empresa e como ela se estabiliza no mercado.

O planejamento desta logística deve contar com o apoio dos funcionários responsáveis, fornecedores e compradores. Afinal, produto entregue é sinônimo de cliente satisfeito.

Veja a seguir quais elementos são administrados na cadeia de suprimentos do café, por exemplo:

Preparo para plantio: Ao contrário do que parece, o plantio não é o primeiro elemento que compõe a cadeia de suprimentos do café. O agricultor precisa, primeiro, preparar a safra. Isso envolve a compra de fertilizantes e defensivos agrícolas, entre outros.

Colheita: Após o monitoramento da lavoura, como análise da umidade dos grãos e o pH do solo, é preciso conciliar o momento que o fruto do café fica vermelho ou amarelo com os meses de estiagem. Geralmente, a colheita deve ocorrer entre março e setembro.

Processamento e transporte: Após a lavagem dos grãos e secagem, eles estão prontos para serem distribuídos. O destino são as cooperativas agrícolas, que farão a mediação entre empresas que operam no mercado cafeeiro ou indústrias de processamento.

Qual a importância da cadeia de suprimentos?

Uma boa gestão na cadeia de suprimentos é capaz de diminuir custos que podem impactar diretamente no processo lucrativo de uma empresa, pois contribui para a otimização do serviço.

O controle dos produtos previne perdas, extravios e quebras. Esse gerenciamento, aliado a um planejamento de curto, médio e longo prazo colabora para uma melhor economia de tempo e dinheiro.

Seus principais benefícios envolvem:

Atendimento e entrega: Uma cadeia de suprimentos funcionando de forma efetiva contribui para processos bem organizados e fluídos. O uso da boa comunicação entre funcionário e consumidor servirá para que atividades de transporte e distribuição ocorram no prazo estabelecido.

Satisfação do cliente: Entregar um produto dentro do prazo, com qualidade e as demandas solicitadas pelo cliente fará com que a empresa e o consumidor criem uma relação de negócio de confiança.

Redução de custos: Com processos otimizados e etapas bem definidas, é natural que os custos operacionais diminuam. Isso contribui de modo direto na redução de riscos e na antecipação de soluções de possíveis problemas na empresa.

No entanto, para que esses objetivos sejam atingidos, as etapas devem ser analisadas e avaliadas. Assim, falhas ou oportunidades são identificadas desde o começo da cadeia, a partir de um capacitado gerenciamento da cadeia de suprimentos. Isso inclui:

  • Fluxos de dados;
  • Produção de mercadorias;
  • Atividades dos colaboradores;
  • Rotina logística;
  • Custos;
  • Canais de distribuição;
  • Tempo de entregas.

Para que serve a cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos serve para movimentar a produtos e insumos entre empresas e consumidores. Além disso, para interligar os setores de uma empresa, tornando o processo mais estratégico e funcional.

Isso contribui de forma direta na maneira que a empresa se relaciona com fornecedores e realiza a entrega do produto aos clientes.

A gestão envolve o mapeamento dos processos de produção, uma equipe integrada que analise o histórico de vendas e preveja as demandas, entre outros.

É preciso, no entanto, ter um controle exato de todas as etapas que envolvem este processo. Sendo assim, manter o contato constante com a rede de fornecedores é indispensável.

Ter um estoque controlado e aproveitar os benefícios da tecnologia fará com que a cadeia de suprimentos foque na qualidade e prazo prometidos, e isso faz toda diferença.

Desse modo, podemos dizer que a cadeia de suprimentos emprega soluções tecnológicas e metodologias para acompanhar, integrar e organizar suas etapas.

Agora que você já sabe o que é e como funciona e a importância da cadeia de suprimentos, conheça também a Avilan, que possui um serviço de armazenagem e transporte de excelência para a sua empresa!

Convenção Anual Avilan 2023