Nos negócios, o termo “custos de logística” normalmente se refere aos custos associados ao armazenamento e transporte de mercadorias. Buscar a redução dos custos de logística é, portanto, um objetivo fundamental para muitas empresas, pois pode levar ao aumento dos lucros.
Contudo, essa redução precisa ser feita de maneira que a qualidade da operação seja mantida. Ou seja, é preciso analisar os processos logísticos com calma e minúcia em busca dos pontos de otimização efetiva, que não prejudique os resultados e satisfação do cliente final.
Existem muitas maneiras de obter custos logísticos mais baixos, mas uma das mais importantes é o uso da tecnologia. Vamos explorar o que isso significa e examinar mais de perto o papel da tecnologia para atingir esse objetivo.
O que é redução dos custos de logística?
Simplesmente, reduzir os custos de logística significa reduzir o custo de movimentação e armazenamento de mercadorias. Isso pode ser feito de várias maneiras, mas a tecnologia geralmente é uma das ferramentas mais importantes para obter custos mais baixos.
Ao automatizar tarefas e melhorar a comunicação entre fornecedores e clientes, as empresas podem economizar dinheiro em custos de mão de obra e transporte.
Os quatro principais momentos de uma operação logística de transporte são:
- Armazenagem;
- Transporte;
- Movimentação;
- Estoques.
Em cada um desses, diferentes processos e gastos estão envolvidos. Por isso, é preciso compreender a operação como um todo. Assim, você analisa e entende o que pode atrapalhar o desempenho do sue negócio caso corte custos em alguma área.
Como gerar a redução dos custos de logística de uma empresa?
O uso da tecnologia na logística costuma ser um elemento-chave para obter custos mais baixos através da automatização de tarefas. Além disso, ela auxilia os gestores para melhorar os sistemas de comunicação.
Ainda podem ajudar a reduzir as despesas relacionadas à movimentação e armazenamento de mercadorias através de ferramentas de gestão específicas desses setores.
Não há uma resposta única para essa pergunta, pois a melhor maneira de reduzir os custos de logística varia de empresa para empresa. No entanto, podemos concluir que a tecnologia se fará presente na maioria dos casos.
Afinal, de que outra maneira você consegue cruzar informações de diferentes setores? As planilhas são bem popularizadas, mas elas jamais vão entregar a praticidade de um sistema tecnológico.
Portanto, a tecnologia pode servir para identificar os fornecedores de menor custo, controlar o consumo de combustível, evitar a perda e compra de novos pneus antes da hora, avaliar o período de ociosidade do veículo e o prejuízo que isso traz às finanças da frota, entre muitos outros.
Quais são as principais tecnologias de logística atualmente?
Algumas das tecnologias mais comuns usadas para logística incluem identificação por radiofrequência (RFID), sistemas de gerenciamento de armazém (WMS) e planejamento de recursos empresariais (ERP).
Inovações como essas costumam ter um processo de implementação simplificado e ainda a possibilidade de integração entre soluções. Então, se você contratar um WMS e um ERP, pode facilmente conectá-los.
Além destas, observamos o crescimento de outras tecnologias no mercado, como:
- Customer Relationship Management (CRM);
- Integração de e-commerce e transportadoras;
- Caminhões inteligentes;
- Aplicativos de checklist de caminhão para motoristas.
Planejamento de frotas
Organizar os processos da operação exige muito tempo. Afinal, é disso que se trata a logística: garantir que os produtos e materiais sejam entregues de forma eficiente no lugar certo, na hora certa.
A tecnologia pode ajudar no planejamento da frota, otimizando rotas e horários para veículos, por exemplo. Ao fazer isso, você pode evitar o desperdício de combustível e tempo de transporte. Você também pode minimizar os prazos de entrega e otimizar os recursos. Todos esses aspectos juntos resultam em menores custos gerais de logística para sua empresa.
Outra maneira pela qual a tecnologia pode ajudar a reduzir os custos de logística é através do uso de sistemas de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCMS).
Essas soluções fornecem visibilidade em tempo real de toda a cadeia de suprimentos, o que permite que as empresas tomem melhores decisões quando se trata de planejamento de produção, controle de estoque e muito mais.
As principais e mais eficientes tecnologias logísticas, você pode encontrar na Avilan. Nós investimos para trazer a redução dos custos de logística e, assim, diminuir os valores pagos pelos seus clientes também. Conheça nossas soluções!