Como a tecnologia impacta as operações de transporte

Por que é melhor escolher uma transportadora moderna, que investe na tecnologia em logística do que qualquer outra? Entenda aqui, agora.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Tecnologia em logística é solução.

‌Entenda como investir em tecnologia em logística faz a diferença em uma transportadora e o motivo de isso importar para você, como cliente.

Sem dúvida alguma, a tecnologia deve ser vista como um diferencial para estar a frente da concorrência. Sabe por quê? Ela é um meio de realizar processos que aumenta a agilidade ao mesmo tempo em que diminui a incidência de erros.

Ou seja, a confiabilidade é maior.

Porém, ainda há muito mais benefícios para o cliente que contratar essa transportadora. Vamos conferir.

Por que contratar uma transportadora que investe em tecnologia

Então, quais são as vantagens da tecnologia? Ela garante:

Melhores resultados

Sim, é a principal questão de todas. Você pode focar em cuidar dos seus produtos e da qualidade de serviço de atendimento, toda a entrega e controle da mesma será agilizado com auxílio da tecnologia.

Além disso, tecnologias voltadas para cuidados com a frota de veículos responsável pelo transporte são essenciais. Elas que fazem a diferença para a entrega ser mais rápida e sem imprevistos.

Eficiência da entrega de cargas e mercadorias

A combinação de um sistema de gestão de frotas com um sistema de monitoramento de frota, assim como de um rastreamento de cargas será excelente para esse objetivo.

Se a transportadora que você está buscando faz uso desse tipo de tecnologia, ela deve ser  uma forte concorrente.

Facilitação do controle e rastreabilidade das entregas

Como mencionado, a tecnologia em logística facilita essa parte também. Com todas as informações necessárias no digital e com recursos que atualizam em tempo real, a transportadora tem total controle de tudo que acontece e pode tranquilizar seus clientes sobre as entregas com facilidade.

Inclusive, há tecnologias que o próprio cliente consegue acompanhar de dentro da sua empresa, sem precisar entrar em contato com um responsável da transportadora.

Aumento de qualidade dos serviços

Com o levantamento e acesso e todos os dados, o planejamento das transportadoras se torna mais amplo e concreto. Todas as ações terão resultados otimizados, ao contrário do que seria se as informações fossem reduzidas e de baixa confiabilidade.

Entenda a inteligência logística

Esse conceito de “inteligencia logística” é usado para se referir a um conjunto de ações que otimizam as operações e processos na empresa de transportes. Seja através de novos treinamentos para colaboradores ou a adoção de sistemas tecnológicos.

Uma transportadora que pratica a inteligência logística tem resultados melhores, com certeza. Ela parte um planejamento estratégico detalhado, monitorando todos os indicadores de desempenho relevantes para ela.

Ainda mais, prioriza a automatização de processos para aumento de produtividade da frota.

A importância da tecnologia em logística 

Esta pode ser resumida em:

  • simplificar os processos;
  • garantir a centralização, segurança e confiabilidade de informações;
  • agilizar as operações;
  • reduzir os custos;
  • entregar uma visão sistêmica e integrada dos processos.

Exemplos de tecnologias em logística

WMS: Sistema de gestão de armazém

Para empresas de transporte que trabalham com a armazenagem logística, esse sistema é uma ótima alternativa. Nele, é possível controlar todo o estoque, localizar os produtos com facilidade e tornar a entrega mais rápida.

TMS: Sistema de gestão de transporte

Aqui, é realizado todo o controle de informações referentes aos veículos e entregas, como manutenção, custos, faturamento, fretes, entre outros.

ERP: Sistema de gestão empresarial

Este é, provavelmente, o meio mais completo de centralizar a gestão de toda a empresa. Inclusive, permitindo a tomada de decisão conjunta entre filiais de diferentes localizações. 

Essas decisões podem até partir da antecipação de demandas, já que a visualização no sistema permite analisar ponto a ponto todos os processos da empresa. É possível fazer correções antes mesmo de os erros acontecerem e causarem consequências maiores.

Tecnologias utilizadas pela Avilan

Quer saber por que escolher a Avilan para fazer o transporte de cargas da sua empresa? Nós nos preocupamos com tudo! Estas são algumas tecnologias aplicadas em nossa empresa hoje:

  • Gestão de pneus;
  • gestão de abastecimento;
  • telemetria;
  • monitoramento de motoristas;
  • rastreamento de cargas.

Entre em contato para entender como podemos trabalhar juntos!

Convenção Anual Avilan 2023