Para realizar uma redução de custos logísticos, você precisa conhecer quais são esses e o que você pode mexer sem prejudicar as operações de transporte.
Antes de começar a cortar custos em todas as etapas logísticas, é preciso entender o impacto disto em sua frota e na eficiência dos transportes.
Armazenamento, movimentação e distribuição são partes essenciais de um transporte de cargas. Portanto, como reduzir os seus gastos sem prejudicar a qualidade do serviço? Isso é o que você entenderá a seguir.
O que são custos logísticos?
Basicamente, todas as despesas relacionadas ao transporte de cargas. Desde o primeiro contato com a mercadoria (ou matéria-prima) até a entrega final, os custos serão classificados como “logísticos”.
Sejam fixos ou variáveis, é preciso saber identificar e administrar esses valores. Ou seja, encontrar maneiras de gastar menos e manter a eficiência e qualidade das movimentações.
Dicas para reduzir os seus custos logísticos
Conhecer os custos é o primeiro passo. Como já introduzimos, esses são todos os valores gastos durante uma operação de transporte, incluindo até mesmo cargas tributárias e valores de pedágio.
De modo a gerar uma redução de custos logísticos, você pode seguir algumas dicas. Estas são:
Planejar as rotinas da frota
Quanto mais você conhece a sua frota e as tarefas necessárias para controlá-la, mais você pode definir quais são as rotinas a serem seguidas.
Não é uma questão de definir hora a hora o que cada colaborador fará, mas de planejar as manutenções, inspeções de pneus, datas de saída e chegada dos veículos, e assim por diante.
O que nos leva ao próximo ponto:
Ter um cronograma de manutenções
Verificar os veículos com frequência é a melhor maneira de prevenir danos e falhas neles. Um cronograma de manutenções preventivas para os seus veículos providenciará que você esteja em dia com a verificação. Assim, evitando atrasos nas entregas e acidentes.
Por consequência, diminuindo alguns custos.
Otimizar as rotas
Aliás, otimizar as rotas e acompanhas as viagens. Nem sempre a viagem vai exatamente de acordo com o planejamento. É importante rastrear e monitorar o que está acontecendo e entender quando houver alterações imprevistas na rota.
Será que foi erro do motorista? Teve acidente? Obras em estrada? Você precisa dos detalhes para tornar cada viagem mais eficiente do que a outra.
Utilize tecnologias
As tecnologias auxiliam em diversos setores de uma frota. Mesmo que você já tenha um sistema de gestão implementado, é possível realizar integrações de diversos outros softwares. Por exemplo, para gestão de combustível ou de pneus.
A longo prazo, essa coleta de dados e geração de relatórios que os sistemas fornecem são uma chave para reduzir os custos logísticos e tornar a sua operação mais produtiva.
Capacite a equipe
Nada melhor do que uma equipe que sabe o que faz e tem a taxa de erros quase zerada. Se todos sabem o que, quando e como fazer, você evita retrabalhos e garante que as tarefas sejam feitas com maior rapidez.
Investir na capacitação da equipe será uma economia e redução de custos logísticos, também, a longo prazo.
Terceirize a sua frota
Caso esteja com muitas dificuldades para gerir a sua frota e lidar com os custos logísticos, você pode terceirizar as suas operações de transporte com a Avilan.