Qual a importância do rastreamento de cargas?

Quer entender como uma transportadora com rastreamento de cargas proporciona um transporte mais seguro dos seus produtos? Leia esse post.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Quer entender como uma transportadora com rastreamento de cargas proporciona um transporte mais seguro dos seus produtos? Leia esse post.

Ter a certeza de que os pacotes irão chegar nos clientes é essencial para o bom funcionamento de um negócio. Por isso, você deve priorizar empresas de transporte que trabalham com o rastreamento de cargas.

Embora a maioria das transportadoras hoje tenham sistemas que permitem acompanhar a movimentação das entregas, nem todas divulgam detalhadamente onde está o produto ou não apresentam atualizações na data de entrega.

Assim, para ter mais controle sobre as previsões e aumentar a satisfação do cliente, você precisa de um serviço que dê mais atenção ao rastreamento de cargas.

Entao, vamos lá:

O que é o rastreamento de cargas?

Este é um tipo de sistema que permite tanto a empresa de transportes, quanto a empresa contratante e os clientes finais acompanharem a entrega do produto.

Em outras palavras, o consumidor comprou um produto online ou em uma loja física e está aguardando a entrega. Em seu celular ou email, ele receberá então atualizações como “seu pedido saiu do estoque”, “seu pedido está a caminho”, “seu pedido chegará em X dia”, etc.

Ao mesmo tempo, a empresa da qual ele comprou o produto também consegue rastrear cada movimento realizado pela transportadora. Inclusive, até com maiores detalhes, já que, normalmente, as duas empresas estão em contato direto.

Para que serve o rastreamento?

De modo geral, ele aumenta a segurança no transporte.

E isso pode ser entendido em dois sentidos: segurança contra roubos e segurança de entrega ao consumidor no menor tempo possível.

Como é feito o rastreio de mercadorias?

Ele pode ser realizado via GPS, telemetria ou radiofrequência. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas a telemetria é, com certeza, o sistema mais completo de rastreamento de cargas.

Ainda mais, todo o acompanhamento é feito em meios digitais, sejam softwares de gestão de frota ou sistemas próprios para rastreio.

Quais as vantagens de ter o rastreamento de cargas?

Além da seguranças proporcionada para todos os envolvidos, há mais benefícios:

Redução de custos

Com o rastreamento, é possível reduzir custos através da otimização de rotas. Apesar de essa ser uma tarefa da própria transportadora, a redução de custos também impacta os valores pagos pela empresa contratante e o cliente final. Ou seja, é vantagem para todas as partes.

Agilidade no transporte

Uma empresa que se preocupa com o rastreamento de cargas está em busca do melhor serviço para seus clientes. Assim, você pode confiar que terá agilidade nas entregas. 

Mesmo em caso de imprevistos, como acidentes, obras em estrada, etc., que podem atrapalhar o roteiro de entrega, o rastreamento permite encontrar soluções imediatas. No mínimo, o cliente que está esperando seu pacote será notificado da situação e de um novo prazo de recebimento.

Satisfação do cliente

Nesse sentido, também podemos concluir que a satisfação dos clientes será maior. O conhecimento de onde está o seu pedido e quando ele chegará ajuda os consumidores a se organizarem para receber o pacote.

Além disso, o acompanhamento permite que você responda e dê atualizações para eles conforme necessário. Isto é: melhora o atendimento do seu negócio e mantém os clientes contentes.

Por que contratar uma transportadora que se preocupa com o rastreamento de cargas?

Você já deve estar 100% convencido agora de que uma transportadora com um serviço de rastreamento de cargas é a melhor alternativa.

Ainda assim, aqui vão mais alguns motivos para priorizar esse tipo de contratação:

  • evitar roubos no caminho;
  • garantir a entrega dentro do prazo;
  • redução de erros nas entregas.

É isso mesmo. Principalmente para negócios que trabalham com produtos modernos e tecnológicos, o foco para roubos de carga é grande. Por isso, ter uma transportadora preparada é importante demais.

Mais do que isso, quando a empresa de transportes está preparada para uma tarefa como o rastreamento, ela está preparada para muitas outras. Dessa forma, garantindo um bom serviço, atendimento e reduzindo todos os erros que poderiam ocorrer.

Que tal conhecer mais sobre a Avilan Transportes e como nós podemos te auxiliar com soluções em transporte e logística de cargas? Acesse nosso site!