O que é logística de distribuição e como funciona

A logística de distribuição serve para poupar gastos excessivos e entregar a mercadoria no prazo certo. Confira como funciona e qual a sua importância!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Entenda como funciona a logística de distribuição de uma empresa.

A logística de distribuição pode ser definida como o conjunto de atividades pelo qual uma mercadoria passa até a expedição e distribuição para o cliente.

O conjunto de atividades engloba processos como a estocagem, vendas, transporte das mercadorias e prestação de contas.

Esses processos exigem planejamento detalhado e uma gestão bem estruturada.

Com clientes cada vez mais exigentes, é preciso saber quando e onde disponibilizar a quantidade certa de mercadoria, desta forma, a otimização dos processos faz com que as operações sejam rentáveis e lucrativas.

Logo abaixo vamos explicar como funciona e o que é logística de distribuição:

Como funciona a logística de distribuição?

A logística de distribuição de suprimentos basicamente otimiza a distribuição dos produtos através de processos internos.

Esses procedimentos envolvem a matéria-prima até a entrega final, ajudando a tornar todo o andamento mais rápido e seguro. Para atingir esse objetivo, é necessário cumprir um determinado fluxo de estratégias.

Essas estratégias são criadas individualmente por cada empresa e envolvem áreas como a administração, o marketing e o comercial. Cada uma dessas áreas viabiliza formas de se comunicar com o cliente e de cumprir de modo eficiente as demandas solicitadas por ele.

Sendo assim, o método de distribuição envolve muito mais do que apenas colocar as mercadorias dentro do transporte para seguir seu destino, essa é apenas a etapa final de uma venda e possui grande relevância para as empresas.

Agora que você já sabe como funciona a logística de distribuição, fica mais fácil pensar nas estratégias para aplicar na sua cadeia de suprimentos.

O que é logística de distribuição?

A logística de distribuição são os processos que envolvem um produto desde a chegada da sua matéria-prima até a sua entrega para o consumidor final. Tais processos visam economizar tempo e recursos, por isso é preciso atenção à sua trajetória.

Através da aplicação da logística, é possível identificar qual produto, a quantidade de matéria-prima necessária para produção e se os itens irão suprir as necessidades dos clientes.

A eficiência nesse tipo de gestão permite que o fluxo da mercadoria seja mais dinâmico e ajuda a evitar problemas, como depósitos vazios e dificuldades com a entrega.

E tem mais:

Uma boa implementação de planejamento a curto, médio e longo prazo faz com que a empresa tenha informações mais confiáveis para formular um valor justo para o frete, além de identificar desperdícios com combustível e manutenção dos estoques, por exemplo.

Agora que você já sabe o que é centro de distribuição logística, confira tudo que ele pode fazer:

Quais são os processos de distribuição logística?

Gestão de transporte

Serve para definir como uma determinada carga será transportada. Se entre as opções a forma rodoviária for escolhida, é preciso planejar a rota a ser seguida.

É a partir da gestão de transporte que se pode dar ao cliente um prazo de entrega e o valor calculado do frete.

Checagem e envio de mercadorias

A checagem consiste em verificar o produto e sua quantidade para que o cliente receba exatamente o que pediu, isso evita reclamações ou devoluções.

Equipamentos específicos como leitores de código de barra oferecem maior agilidade e precisão na conferência das mercadorias.

Controle de frete

Administrar de forma correta o cálculo do frete é muito importante para a saúde financeira de uma empresa, pois evita que o cliente procure outra fornecedora ou transportadora devido ao preço de frete abusivo.

Saber quanto cobrar de frete envolve uma checagem precisa dos preços já utilizados no mercado e uma tabela organizada com os valores. Além disso, informações tabeladas asseguram ao cliente de que o valor cobrado foi justo.

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs, auxiliam na identificação de aspectos como índices de atraso, devoluções e outros.

A análise serve para avaliar se o negócio vai bem ou mal, e ajuda a refletir em soluções que levam eficiência ao negócio.

Roteirização

Não basta obter o endereço do cliente e entregar ao motorista. É necessário programar uma rota ideal onde o gasto em combustível seja menor e a distância percorrida gere uma entrega mais rápida.

Por isso, o uso de dispositivos como o GPS ajuda a seguir um trajeto mais seguro não só ao veículo, mas também ao motorista e carga, pois é capaz de evitar lugares perigosos com uma roteirização precisa.

Qual a importância da logística de distribuição?

A logística de distribuição é um ótimo recurso a se apostar, pois contribui para que muitas atividades sejam automatizadas com um sistema adequado de gestão, promovendo integração entre as áreas do setor.

As medidas apresentadas acima garantem um maior número de vendas e colaboram para uma relação confiável e duradoura entre distribuidor e consumidor.

Se o cliente não se sente satisfeito com o serviço oferecido, pode procurar outros fornecedores. Isto prejudica de forma direta no faturamento da empresa e na sua previsibilidade financeira, podendo até mesmo falir os negócios.

Agora que você já sabe qual a importância da logística de distribuição, vem conhecer a Avilan: empresa focada em oferecer soluções completas para a logística de sua empresa!

Convenção Anual Avilan 2023