Entenda a distribuição de suprimentos na gestão de transporte e logística

Realizar a distribuição de suprimentos precisa de constante atenção para otimizar as entregas e diminuir os custos de transporte. Mas, como funciona? O que engloba? Confira agora!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Confira o processo de gestão da distribuição de suprimentos.

Os suprimentos são uma parte crítica do gerenciamento de transporte e logística. A distribuição de suprimentos eficiente é necessária para garantir que os bens e materiais sejam entregues aos seus destinos no prazo e nas quantidades corretas.

Para que as empresas possam atender à demanda dos clientes, elas precisam ter uma compreensão clara de onde seus suprimentos estão localizados e qual é a demanda por eles.

Ao entender esses elementos, os gerentes de transporte e logística podem criar sistemas mais eficientes e econômicos.

Como funciona a distribuição de suprimentos?

As atividades envolvidas incluem a armazenagem, gestão de mercadorias para recebimento, movimentação, transporte entre unidades e entregas aos consumidores finais.

A gestão da distribuição de suprimentos, mais especificamente, deve funcionar com foco em ter um processo eficiente — isso significa ser rápido sem perder qualidade.

Igualmente, existe a busca constante pela redução de custos. Esta que pode ser buscada nas mais diversas áreas da supply chain, desde o marketing de uma empresa até a movimentação estratégica do armazém.

Isso torna-se possível pelo controle, por parte do fornecedor, do quanto foi produzido, se tem quantidade suficiente para atender a demanda do cliente, qual a previsão para esse estoque ser “esgotado”, qual a previsão de uma nova produção, entre outros.

Como tarefa principal da empresa varejista, é avisar o operador logístico sobre a mercadoria necessária e a quantidade de produtos que devem ser enviados em um determinado período.

Já para a empresa de soluções logísticas, o foco é em reunir todas as informações sobre os produtos disponíveis, onde estão localizados e indicar quem irá buscar e realizar a distribuição de suprimentos em cada região. Ainda mais, são responsáveis por avisar a falta de produtos em estoque ao fabricante e atualizar a localização do produto e prazos de entrega aos clientes.

Para exemplificar:

Algumas grandes redes de fast food, como o McDonald’s ou o Burger King, precisam ter processos excelente na logística de distribuição, visto que precisam ter um estoque garantido e, ao mesmo tempo, racional.

Isto é, eles precisam ter sempre o suficiente, mas sem ter em excesso, para não comprometer a qualidade dos produtos.

Ou seja, o papel do operador logístico, nesse momento, deve ser o de manter a comunicação, recebendo e enviando informações para todos os envolvidos no processo, planejar rotas e controlar estoque e armazéns.

Qual a importância da gestão de distribuição na logística?

O principal objetivo do gerenciamento de distribuição em logística é garantir que os suprimentos sejam entregues nos locais corretos de maneira eficiente e oportuna

Esse processo pode ser complexo e requer uma grande organização entre fornecedores, fabricantes, transportadoras e clientes.

Por isso, ao coordenar efetivamente a movimentação de mercadorias, os profissionais logísticos podem ajudar a garantir que as empresas funcionem sem problemas e atendam às demandas de seus clientes.

Quanto maior o controle da cadeia de suprimentos, melhor para criar um padrão de organização e tornar o fluxo de transporte e logística mais ágil. Com informações reais sobre os processos, as transportadoras conseguem realizar cálculos mais justos para o valor de frete, identificam também onde existe desperdício e a necessidade de novos parceiros e/ou de novos centros de distribuição.

E esse controle só é possível ao existir uma gestão dedicada para isto.

Como fazer a gestão dessa distribuição?

Um bom gerente de logística deve ter um bom entendimento dos aspectos logísticos e operacionais de seus negócios. Também deve conseguir gerenciar pessoas e recursos de forma eficaz, a fim de garantir que os suprimentos sejam entregues no prazo e nas quantidades corretas.

O gerente de distribuição é responsável pelo desenvolvimento e implementação de políticas e procedimentos para aquisição, armazenamento e entrega de suprimentos. Eles também trabalham com outros departamentos para garantir que os pedidos sejam feitos corretamente e recebidos no prazo.

Além disso, esse gestor monitora os estoques para garantir que haja estoque suficiente disponível para atender à demanda.

Para isso, algumas responsabilidades e dicas para a gestão de distribuição de suprimentos são:

Metodologia de gestão e estruturação de processos

O objetivo fundamental de qualquer negócio é criar valor para seus clientes e partes interessadas. Para conseguir isso, as empresas devem dividir seu trabalho em tarefas gerenciáveis que podem ser concluídas de forma eficiente e eficaz.

Considerando isso, o gerente deve definir padrões de realização para cada processo e criar um documento que registre como realizar cada procedimento para apresentar e deixar à disposição dos colaboradores.

Análise de fornecedores

Eles são os responsáveis pelo início do processo produtivo, fornecendo a matéria-prima necessária para que o restante da cadeia de distribuição de suprimentos seja possível. A análise do fornecedor inclui a avaliação da capacidade e desempenho dele, compreendendo seus pontos fortes e fracos.

A capacidade de uma empresa de gerenciar sua base de fornecedores é fundamental para seu sucesso.

Alinhamento da equipe

Na busca pela padronização e eficiência, o gestor da distribuição precisa estar em contato direto com sua equipe. É importante que todos os colaboradores estejam cientes de qual o seu papel e como realizar de acordo com a metodologia e estrutura projetada inicialmente pelo gestor.

Porém, igualmente importante é que os colaboradores tragam suas percepções sobre os processos e como otimizá-los. Afinal, são eles que estão praticando essas ações no dia a dia.

Então, a equipe deve estar toda alinhada ao planejamento e expectativas do gestor.

Aquisição de tecnologias

Para lidar com todas as informações que chegam no processo de distribuição de suprimentos, as tecnologias são a melhor alternativa. Um sistema de gerenciamento empresarial e um para gestão de armazém, por exemplo, já trazem uma facilidade enorme para a visualização de andamento dos processos e controle de movimentação de produtos.

Quem é o responsável por esse processo?

O operador logístico é o principal, com certeza. Por isso, você deve buscar uma empresa preparada para atender as grandes demandas da distribuição de suprimentos.

A Avilan Transportes é especializada em transporte de cargas, gestão de armazenagem e distribuição urbana. Podemos ser a sua parceria ideal! Conheça melhor nossos serviços aqui.

Convenção Anual Avilan 2023