Que tipos de entrega uma transportadora pode fazer?

Confira 8 tipos de entrega que uma transportadora pode ter em seus serviços logísticos. Qual será o melhor para o seu negócio?
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
oito tipos de entrega que uma transportadora pode fazer

O seu negócio precisa transportar cargas e mercadorias? Então você precisa conhecer os tipos de entrega para saber o que procurar.

Embora pareça simples entrar em contato com uma transportadora e pedir um serviço, há diferentes modalidades e tipos de frete para cada situação. Por exemplo, se você trabalha com produtos congelados, precisa que a empresa de transportes tenha caminhões frigoríficos, certo?

Da mesma maneira, se o transporte é de matérias-prima, precisa de algum serviço de logística industrial. Então, conheça agora os tipos de entrega possíveis e o que procurar para o seu negócio.

Encomendas

A encomenda funciona, normalmente, sob demanda. Por isso, precisa de um planejamento bem feito e de uma transportadora que trabalhe com a disponibilidade e variação de produtos por viagem. Ou seja: nem sempre terão encomendas e elas irão variar em quantidade durante certos períodos.

Outro ponto de atenção para contratar uma empresa de transporte para encomendas é o alcance. Serão entregas municipais, estaduais ou nacionais? Busque uma boa referência no segmento!

Mudanças

Outro dos tipos de entrega que é bem específico. As mudanças, sejam residenciais ou empresariais, incluem transporte de móveis, caixas, utensílios e materiais de escritório. Inclusive, muitos destes transportes são feitos por autônomos ao invés de empresas.

Porém, você deve ter o cuidado de entrar em contato com um profissional para evitar danos e perdas de bens.

Cargas perigosas

Líquidos inflamáveis, explosivos e gases são exemplos de cargas perigosas transportadas por caminhões. O mais importante nas transportadoras que trabalham com essa modalidade é a segurança.

Não apenas o transporte deve seguir regras específicas, mas o manuseio e armazenagem das cargas deve ter um cuidado extra.

Cargas frigoríficas

Os produtos que dependem de temperatura para serem conservados podem ser bem complicados de lidar. Um minuto a mais que fiquem armazenados de maneira incorreta já pode destruir um lote inteiro.

Por isso, é preciso que os veículos sejam adequados e a equipe bem instruída sobre os cuidados necessários de carga e descarga de cada produto. Além disso, o limpeza e higienização dos veículos é extremamente importante.

Produtos farmacêuticos

Por falar em higienização dos veículos, ela também entra como um requisito indispensável no transporte de produtos farmacêuticos. Nesse caso, o processo de entrega é ainda mais rigoroso. A legislação tem bastante a dizer sobre esse tipo de transporte de cargas!

É importante que a transportadora seja especializada ou tenha um modal especializado no setor para ser contratada para a finalidade de transporte de produtos relacionados à saúde, no geral.

Cargas fracionadas

Provavelmente, estamos falando aqui da modalidade mais utilizada hoje em dia para o transporte de cargas. Vemos acontecer bastante por um simples motivo: 

A transportadora consegue planejar o transporte de diversos tipos de carga em um mesmo veículo que passam por uma mesma rota.

Isto torna o transporte de cargas fracionadas uma alternativa inteligente que aumenta a produtividade e eficiência das entregas.

Carga completa

Ao contrário da carga fracionada, o transporte de cargas completas é feito quando a empresa precisa da capacidade total de um veículo para movimentação das mercadorias. Na verdade, mesmo que não atinga capacidade máxima, o veículo, ainda assim, não será completado com outro tipo de carga.

Isso é feito para evitar contato inadequado com as cargas e contaminações de produto.

Carga geral

As cargas gerais são as mais simples: não exigem nenhum tipo específico de veículo ou cuidado para serem movimentadas. Quer um exemplo? Os produtos industrializados, alimentícios e materiais de construção se encaixam nessa categoria.

Se o seu negócio não se encaixou em nenhuma das alternativas anteriores, ele com certeza se trata da carga geral.

Entre em contato com a Avilan para receber uma proposta de solução logística exclusiva e personalizada para você!

Convenção Anual Avilan 2023