Como funciona a distribuição urbana no transporte de cargas?

O que a logística de distribuição urbana abrange? Entenda o que é esse serviço, como ele funciona e como contratar para a sua empresa!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Entenda a logística de distribuição urbana.

A logística de distribuição urbana conecta as empresas com seus consumidores finais, com entregas de mercadorias estratégicas.

Para que tudo ocorra rapidamente e com eficiência, é preciso ter muita organização nesse processo. Todas as pontas — sendo o fornecedor o início, passando pela transportadora e finalizando no consumidor —, devem estar conectadas de alguma maneira.

A mobilidade urbana tem se tornado um desafio crescente nos últimos anos, por isso, a comunicação entre estas é essencial para uma operação de transporte bem-sucedida. 

Da mesma maneira, um planejamento inteligente da logística de distribuição é necessário para contornar os desafios.

O que é a logística de distribuição urbana?

Esse tipo de planejamento logístico é focado, como você pode imaginar, em entregas finais nos pontos de venda de cada cidade. Ela deve ser usada para planejar cuidadosamente os horários e meios de locomoção para realizar a entrega.

Os desafios

Embora o ideal fosse entregar as mercadorias e produtos em horários comerciais, eles são, em grande parte, considerados “horários de pico”. Isso pois há uma grande movimentação de pessoas e veículos nesse período, tornando as viagens cansativas e pouco produtivas.

Inclusive, não é viável nem tentar calcular o tempo de viagem e despache, sendo que o movimento urbano pode variar a cada dia.

As alternativas

Alguns meios de transportes alternativos já são usados por certas empresas, como bicicletas, motos e, mais recentemente, drones. Porém, isso depende muito do tipo e volume de carga a ser entregue.

Um transporte de bebidas para bares e mercados, por exemplo, precisa ser feito em caminhões, mesmo que de pequeno porte.

Por isso, horários estratégicos se fazer necessários. Você pode até mesmo pensar em entregas noturnas para facilitar o trabalho.

Quais os benefícios da logística de distribuição?

Uma empresa que se preocupa em realizar a logística de distribuição tem noção de seus desafios e sabe quais são as melhores soluções. Inclusive, sabe buscar a melhor antelativa para cada caso em particular.

Isso gera diversas vantagens para o cliente da transportadora, como:

  • Eficiência na entrega: de acordo com o estudo de horários e movimentação da cidade, a transportadora calcular o melhor dia e hora para que você receba a carga no momento certo.
  • Redução de custos: a eficiência está diretamente ligada com a redução de custos, afinal, quanto menos tempo na estrada e menores os gastos com combustível, menos você paga para que a mercadoria chegue no destino desejado. 
  • Aumento de produtividade: com um cálculo preciso feito através de dados concretos, a transportadora gera uma rota de distribuição urbana que entrega o máximo de mercadorias possível em apenas uma viagem.
  • Qualidade no atendimento: a análise de uma logística de distribuição é garantia de qualidade no serviço. Você recebe a mercadoria dentro do planejado e sem  surpresas desagradáveis.

O que a Avilan oferece?

Logística de armazém & distribuição urbana

A Avilan Transportes, uma das maiores transportadoras em Santa Catarina, desenvolveu os serviços de logística de armazenagem e logística de distribuição urbana praticamente à perfeição.

Nossas entregas são realizadas com base em um plano cuidadosamente detalhado, buscando sempre a eficiência e produtividade. Mas, mais que isso, presamos pela satisfação de nossos clientes.

Por esse motivo, oferecemos planos personalizados para cada um de nossos clientes.

Sistemas de gestão integrados

A tecnologia sempre foi um diferencial da Avilan e, para nossa comunicação, não seria diferente. Usamos sistemas que integram todas as informações da operação de transporte para que o cliente saiba exatamente o que está acontece e onde está o seu produto. 

A inteligência logística é o que nos move e nos faz crescer juntos ao nossos clientes!

Mais de 30 anos de experiência

Complementando 30 anos de existência em 2021, a empresa de transportes tem muita experiência e conhecimento no setor logístico. Ao longo desses anos, desenvolvemos nossos valores e missão, cujo foco está em entregar o melhor serviço logístico a quem confia na Avilan.

Conheça melhor nossos serviços e tire suas dúvidas com nossa equipe!

Convenção Anual Avilan 2023