Quais áreas devem compor um centro de distribuição?

O layout do centro de distribuição funciona com planejamento estratégico, visando a otimização do espaço e dos processos logísticos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Como é montado o layout do centro de distribuição?

O layout do centro de distribuição vai muito além da maneira como os elementos são organizados. 

Trata-se de compreender como a logística opera para oferecer melhorias significativas ao fluxo de materiais, com aproveitamento máximo do espaço disponível.

Seu processo consiste na identificação de obstáculos relacionados à gestão de estoque, à expedição de pedidos e ao fluxo de movimentação interna. Por isso, a distribuição geral precisa ser feita de acordo com um bom sistema de armazenamento.

O centro de distribuição deve, ainda, operar com facilidade de acesso ao produto armazenado e flexibilidade na sua manipulação para que a empresa ganhe agilidade e eficiência. Continue lendo para entender ainda mais sobre o layout de centro de distribuição.

Por que é importante ter um layout do centro de distribuição definido?

A organização do espaço físico é um elemento indispensável para o funcionamento de uma operação logística eficiente. É através do centro de distribuição que ocorre a movimentação das cargas, bem como o controle quantitativo e qualitativo do que entra e do que sai.

Seguindo essa premissa, é necessário um planejamento estratégico no sequenciamento de tarefas, já que a movimentação desnecessária dos materiais aumenta a chance de avarias, além de causar desperdício de tempo e recursos durante o processo.

Em adição, a disposição das mercadorias é responsável pela facilitação das atividades. Algumas das vantagens, quando o layout de centro de distribuição é bem pensado, são:

  • Redução no prazo de entrega;
  • Melhoria do acesso às cargas;
  • Gerenciamento dos espaços de acordo com o tamanho e o volume;
  • Circulação fluída de máquinas e funcionários.

Quais são as áreas que devem estar no layout do centro de distribuição?

As áreas, também chamadas “zonas”, podem variar conforme as necessidades da operação e os setores que a operadora logística atende. Geralmente, elas se dividem nestas seis principais categorias:

Carga e descarga

Esta área pode ser integrada ao centro de distribuição ou ser independente. O objetivo é que tanto o depósito quanto a coleta dos itens sejam realizados de forma fácil, sem que seja necessário dar algum tipo de volta pelo estabelecimento.

A maior vantagem em planejar uma zona de carga e descarga é a velocidade e agilidade durante o manuseio, uma vez que os caminhões e demais equipamentos têm acesso direto às mercadorias, poupando principalmente tempo.

Recebimento

Esta área é normalmente situada de maneira mais independente possível, pois nela é realizado não só o recebimento das cargas, mas também o controle de qualidade e classificação.

Só depois a localização dos materiais no centro de distribuição é determinada.

Armazenagem

Esta área, como o próprio nome sugere, está destinada unicamente a armazenar mercadorias. 

A forma como é feita a armazenagem depende do tipo do produto e da quantidade, mas pode ser diretamente no solo, empilhada em blocos ou nas estantes.

Preparação de pedidos

A área de preparação de pedidos pode estar integrada à zona de armazenagem ou separada dele, geralmente adotada de sistemas automáticos ou semiautomáticos. Isso porque a mercadoria deve ter uma configuração diferente daquela da qual entrou.

Expedição

A área de expedição é destinada à embalagem dos pedidos, mas também pode ser atribuída ao acúmulo das mercadorias que precisam ser despachadas. Esse espaço deve ser projetado em um lugar específico e diferenciado do resto da instalação

Serviços

A área de serviços é ideal para a realização de atividades que fazem parte da logística, como escritórios gerais e de controle, vestiários, banheiros e carregamento das baterias dos equipamentos de movimentação.

Percebe como funciona o centro de distribuição?

Ele é um setor composto por diversos elos que formam um sistema integrado a fim de tornar os processos mais produtivos e eficientes.

Quais práticas podem ajudar a melhorar o layout?

A otimização do espaço do centro de distribuição pode assumir diversas formas. A automatização do controle de entrada e saída, por exemplo, ajuda a diminuir problemas que poderiam ocorrer caso fosse efetuado manualmente.

Veja 5 dicas para melhorar o layout de centro de distribuição:

Invista em tecnologia

Seja no recebimento de um produto, na sua armazenagem e/ou movimentação, o uso da tecnologia estabelece o controle de informações e diminui as chances de falhas humanas. 

Investir na automatização dos processos traz vantagens como:

  • Redução de incidência de perdas e avarias;
  • Melhoria na comunicação com as demais áreas da logística;
  • Aprimoramento do tempo para o processamento dos pedidos.

Elabore mapa de entrega

O mapeamento das entregas é essencial para acompanhar a configuração do layout. Dessa forma, se prioriza as entregas e, consequentemente, rotas mais inteligentes. 

Nesse documento podem constar dados como o valor da compra, o prazo da entrega e a distância percorrida.

Foque na organização dos produtos

A organização dos equipamentos e demais materiais faz toda diferença. O que não está em uso deve ser mantido em áreas mais afastadas, já que podem tornar os procedimentos mais complicados. 

O mesmo vale para a limpeza, pois é um elemento crucial para a conservação das mercadorias.

Invista em treinamento

O centro de distribuição precisa de mão-de-obra experiente no manuseio de equipamentos e tecnologias. Por isso, é importante que os funcionários recebam treinamentos periodicamente sobre ferramentas, técnicas e procedimentos.

Controle a qualidade

O mercado está repleto de opções de sistemas de gestão logística, no entanto, o gestor deve analisar e definir com cuidado qual se encaixa às demandas da empresa. 

Os indicadores de desempenho (KPIs), por exemplo, mensuram o nível de qualidade dos processos, evitando quedas na eficiência.
Agora que você já sabe o que é centro de distribuição e quais áreas devem compor um layout, conheça as soluções em transporte e logística da Avilan.

Convenção Anual Avilan 2023