A cadeia de suprimentos, também conhecida por supply chain, conecta setores de uma empresa com o objetivo de gerenciar os processos como produção, armazenamento e transporte de produtos ou serviços.
É através da gestão da cadeia de suprimentos que todas as atividades são planejadas e otimizadas com o intuito de gerar resultados positivos tanto na relação com o consumidor, quanto na saúde financeira da empresa.
No entanto, aderir à cadeia logística é apenas o primeiro passo. É preciso agilidade nas entregas, redução de gastos com insumos e maior número de demandas atendidas.
Como melhorar a cadeia de suprimentos
Conhecer a fundo o que é cadeia de suprimentos faz parte do processo para colocar em prática os planos de melhoria e desenvolvimento de uma empresa. Por isso, separamos um exemplo, confira:
Cadeia de suprimentos do café:
- A primeira etapa conta com o plantio, onde envolve a compra de insumos para fertilizar a terra e até mesmo de máquinas que facilitam o processo.
- Em seguida vem a colheita, que só deve ocorrer quando o fruto está no estágio de maturação.
- Por último vem a secagem dos grãos, eles passam pelo processamento e transporte. São ensacados e seguem para cooperativas agrícolas.
De modo geral, a cadeia de suprimentos abrange a fabricação da matéria-prima, sua estocagem, o contato com os fornecedores e o transporte. Todos esses processos devem acontecer em harmonia entre os setores da empresa.
O resultado é a potencialização das etapas que destacam a empresa diante dos clientes e da concorrência.
Veja a seguir algumas dicas para conquistar o sucesso:
Integração de equipes
Unir os setores de finanças, produção, operações e marketing ajuda na redução de burocracias e de custos operacionais. Com comunicação fluída, é possível otimizar a produtividade dos processos e chegar a decisões mais assertivas.
Além disso, a integração da equipe é fundamental para aprimorar a gestão de estoque, levando mais agilidade na execução de tarefas e consequentemente maior nível de satisfação dos clientes.
Uso de tecnologias para previsão de demandas
Com o uso de tecnologias de gestão, previsões com base em dados estatísticos de vendas ajudam a evitar não só o desperdício de insumos, como também a reduzir a falta de matérias-primas em momentos de grandes demandas.
Boas relações com os fornecedores
Ter um bom relacionamento com os fornecedores garante melhores preços e condições de pagamentos.
Igualmente, é possível realizar a implementação de políticas de desenvolvimento exclusivas, como exigência de certificações de qualidade, impactando positivamente as operações.
Padronização de procedimentos
Padronizar os procedimentos da cadeia logística garante eficiência e facilidade no controle e coleta de dados. Com uma visão mais ampla dos processos, você consegue identificar o que pode ser melhorado e focar em soluções mais precisas.
Cadeia de suprimentos: principais desafios
Exigências do consumidor
Com produtos e serviços a um clique de distância, os consumidores estão cada vez mais exigentes. É preciso oferecer o melhor produto em menor tempo, isso impacta diretamente na experiência de compra de um cliente.
Tecnologia
A cada dia que passa novos recursos para gestão de cadeia de suprimentos são lançados.
Estar alinhado às tecnologias mais eficientes do mercado representa um diferencial no mercado competitivo.
Complexidade
A cadeia de suprimentos é composta por muitas etapas. A falta de padronização das atividades pode impactar diretamente na produtividade de toda a cadeia e, consequentemente, na forma que a empresa se apresenta aos clientes.
Controle de estoque
O controle de estoque concentra grande parte dos desafios da cadeia logística, pois conta com o trabalho manual na maioria das empresas. Neste caso, falhas no controle da entrada ou saída das mercadorias é uma realidade bem próxima.
Transporte e distribuição
O transporte e distribuição é o principal desafio que as empresas enfrentam, isto porque o transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil. O resultado é o custo elevado na manutenção da frota e o aumento no prazo de entrega do produto.
Como otimizar custos na cadeia de suprimentos logística
Para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, é necessário aplicar estratégias de otimização que visam um melhor gerenciamento da cadeia de suprimentos, como:
- Estabelecer um Conselho Administrativo;
- Alinhar a equipe adequadamente;
- Usar a tecnologia a favor da empresa;
- Manter alianças com fornecedores.
Tudo isso junto a uma política de riscos é capaz de acompanhar fatores como ajustes de custos e tarefas, mudanças nos trabalhos de importações/exportações, risco de um determinado fornecedor interromper seus serviços, entre outros.
Agora que você já sabe qual o objetivo da cadeia de suprimentos, a Avilan Transportes oferece soluções pensadas para sua cadeia logística, com total segurança, profissionalismo e transparência. Venha conferir!