Reduza os custos logísticos da sua frota com essas dicas

Quer realizar uma redução de custos logísticos nas suas operações de transportes? Confira nossas dicas e cumpra seu objetivo.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Quer realizar uma redução de custos logísticos nas suas operações de transportes? Confira nossas dicas e cumpra seu objetivo.

Para realizar uma redução de custos logísticos, você precisa conhecer quais são esses e o que você pode mexer sem prejudicar as operações de transporte.

Antes de começar a cortar custos em todas as etapas logísticas, é preciso entender o impacto disto em sua frota e na eficiência dos transportes.

Armazenamento, movimentação e distribuição são partes essenciais de um transporte de cargas. Portanto, como reduzir os seus gastos sem prejudicar a qualidade do serviço? Isso é o que você entenderá a seguir.

O que são custos logísticos?

Basicamente, todas as despesas relacionadas ao transporte de cargas. Desde o primeiro contato com a mercadoria (ou matéria-prima) até a entrega final, os custos serão classificados como “logísticos”.

Sejam fixos ou variáveis, é preciso saber identificar e administrar esses valores. Ou seja, encontrar maneiras de gastar menos e manter a eficiência e qualidade das movimentações.

Dicas para reduzir os seus custos logísticos

Conhecer os custos é o primeiro passo. Como já introduzimos, esses são todos os valores gastos durante uma operação de transporte, incluindo até mesmo cargas tributárias e valores de pedágio.

De modo a gerar uma redução de custos logísticos, você pode seguir algumas dicas. Estas são:

Planejar as rotinas da frota

Quanto mais você conhece a sua frota e as tarefas necessárias para controlá-la, mais você pode definir quais são as rotinas a serem seguidas.

Não é uma questão de definir hora a hora o que cada colaborador fará, mas de planejar as manutenções, inspeções de pneus, datas de saída e chegada dos veículos, e assim por diante.

O que nos leva ao próximo ponto:

Ter um cronograma de manutenções

Verificar os veículos com frequência é a melhor maneira de prevenir danos e falhas neles. Um cronograma de manutenções preventivas para os seus veículos providenciará que você esteja em dia com a verificação. Assim, evitando atrasos nas entregas e acidentes.

Por consequência, diminuindo alguns custos.

Otimizar as rotas

Aliás, otimizar as rotas e acompanhas as viagens. Nem sempre a viagem vai exatamente de acordo com o planejamento. É importante rastrear e monitorar o que está acontecendo e entender quando houver alterações imprevistas na rota.

Será que foi erro do motorista? Teve acidente? Obras em estrada? Você precisa dos detalhes para tornar cada viagem mais eficiente do que a outra.

Utilize tecnologias

As tecnologias auxiliam em diversos setores de uma frota. Mesmo que você já tenha um sistema de gestão implementado, é possível realizar integrações de diversos outros softwares. Por exemplo, para gestão de combustível ou de pneus.

A longo prazo, essa coleta de dados e geração de relatórios que os sistemas fornecem são uma chave para reduzir os custos logísticos e tornar a sua operação mais produtiva.

Capacite a equipe

Nada melhor do que uma equipe que sabe o que faz e tem a taxa de erros quase zerada. Se todos sabem o que, quando e como fazer, você evita retrabalhos e garante que as tarefas sejam feitas com maior rapidez.

Investir na capacitação da equipe será uma economia e redução de custos logísticos, também, a longo prazo.

Terceirize a sua frota

Caso esteja com muitas dificuldades para gerir a sua frota e lidar com os custos logísticos, você pode terceirizar as suas operações de transporte com a Avilan.

Conheça nossos serviços.