Conheça o que faz a logística de abastecimento

Você quer saber o que faz a logística de abastecimento? Esse serviço é uma das soluções do transporte de cargas e logística. Entenda mais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Entenda o que faz a logística de abastecimento e contrate a empresa certa para o trabalho.

Saber o que faz a logística de abastecimento não é algo tão crucial para o gerenciamento da sua empresa. Porém, é um conhecimento auxiliar na hora de escolher a empresa de soluções logísticas certa!

Resumindo a história: o abastecimento é a etapa prévia ao armazenamento de matérias-prima e produtos acabados. É a primeira parte de uma operação na cadeia de suprimentos — antes mesmo de qualquer movimentação para transporte.

Entenda em mais detalhes:

O que faz a logística de abastecimento?

Esse processo logístico diz respeito à primeira etapa da cadeia de suprimentos. Ou seja, é a aquisição de todos os materiais necessários para as atividades da empresa, principalmente no setor industrial. 

Além disso, a logística de abastecimento é a parte de uma movimentação de transporte que distribui os produtos acabados e semiacabados para lojistas, centros de distribuição e revendedores.

Para ficar mais claro, se a empresa for a fabricante, a logística será voltada para aquisição de matéria-prima. Já se for um comércio, a logística será focada na obtenção de produtos acabados.

Para que tudo isso seja possível, uma transportadora que oferece soluções logísticas completas irá gerenciar as quantidades e previsões de demanda da empresa em questão. Além de, é claro, controlar a frequência de compras e organização em armazém.

Quais são as funções da logística de abastecimento?

Há três funções características desse processo, que incluem:

  1. Aquisição da mercadoria.
  2. Armazenagem.
  3. Gerenciamento de estoque.

Aquisição de mercadoria

O nome já é bastante claro. Esta é a parte onde a compra de matérias-prima é realizada. Porém, não é tão simples quanto parece.

Na verdade, para ser possível, a empresa precisa selecionar fornecedores e analisar fatores como qualidade, preço, prazos de entrega e assim por diante. São vários detalhes que devem ser cuidados. 

Armazenagem

Se contratar uma empresa de soluções logísticas, já sabe que deve incluir um serviço de armazenagem! Aqui, é onde acontece toda a organização e categorização das matérias-prima ou produtos acabados. 

É o local que disponibiliza os itens para produção e para onde os produtos voltam para serem enviados ao cliente final.

Gerenciamento de estoque

A armazenagem e o gerenciamento de estoque são funções que se confundem, mas o motivo é simples: o estoque é parte da armazenagem. Então, o que acontece no gerenciamento de estoque é, principalmente, a determinação de quantidade de inventário e periodicidade de pedidos.

Tem mais de um tipo de abastecimento?

Há vários! Mas, vamos falar dos principais:

  • Just-in-time: É uma boa maneira de reduzir os custos com armazenagem! Como o nome diz, em uma tradução livre, os produtos chegam “bem na hora”. Isso significa que os suprimentos são comprados apenas quando necessário. O lado ruim desse “método” é que existe o risco de a produção parar por falta de abastecimento.
  • Sincronizado com a produção: A compra dos produtos é realizada conforme o ritmo da produção. Ainda assim, existe um cronograma de entregas que faz a produção funcionar sem problemas — ainda que a necessidade de armazenamento seja, também, reduzida.
  • Estoque de segurança: O estoque é usado em grandes cadeias de produção, assim evitando qualquer tipo de parada na fabricação dos produtos finais. Claro, nesse modelo, usa-se mais tempo para realizar o inventário e os custos ficam maiores. Outro cuidado necessário é para não ocorrer a deterioração de itens no estoque.

O que faz a logística de abastecimento mais eficiente?

A logística de abastecimento precisa ser feita de um certo jeito para funcionar com eficiência. São diversos detalhes para cuidar, então um processo organizado é essencial.

Para isso, precisamos de fluxos de abastecimento, modelos de gestão padronizados para o estoque, controle sob a demanda futura dos clientes, uma seleção inteligente de fornecedores e, para não perder nenhuma informação no meio do caminho: o auxílio de tecnologia.

O maior interesse da transportadora ao dar atenção a essa etapa do transporte é tornar os custos mais acessíveis para os seus clientes. Afinal, é essa a missão de um processo organizado e eficiente: reduzir custos para você e para o seu consumidor final!

Quais são os benefícios dessa logística?

A logística de abastecimento pode ser entendida também a partir de suas vantagens. E estas são:

  • Melhor previsibilidade e planejamento das compras;
  • Aumento de produtividade;
  • Redução de custos;
  • Ganho na reputação da marca;
  • Redução do ciclo de produção (período de lead time);
  • Demonstração de comprometimento e interesse ao público-alvo.

Aqui na Avilan Transportes, tudo que melhora a experiência de nosso cliente é, também, de nosso interesse. Por isso, investimos sempre em oferecer soluções logísticas personalizadas para cada parceiro.

Conheça mais!

Convenção Anual Avilan 2023