Critérios determinantes para escolher a sua transportadora

Escolher uma transportadora é uma responsabilidade grande: ela vai ficar responsável por toda a sua matéria-prima e mercadoria!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Escolher uma transportadora é uma responsabilidade grande: ela vai ficar responsável por toda a sua matéria-prima e mercadoria!

Ao mesmo tempo em que a transportadora está trabalhando “nas sombras”, ela também está “na linha de frente”.

Os colaboradores da transportadora nunca vão estar completamente envolvidos nos seus negócios, mas eles têm esse contato direto com a matéria-prima e/ou produtos da sua empresa.

Também serão eles os responsáveis por levar o produto até o cliente final, quando este for o caso. Por esse motivo, é importante que você contrate uma transportadora confiável e profissional.

Essa escolha parece representar um grande desafio. Afinal, ela refletirá na reputação da sua empresa. Então, siga lendo para entender melhor a importância de escolher uma boa empresa de transportes e como fazer isso.

Qual a função de uma transportadora?

Que ela irá trabalhar no transporte de cargas já é óbvio. Porém, existem diversas funcionalidades diferentes para as necessidades de cada empresa.

Um e-commerce precisa de veículos para transportar, roupas, sapatos, livros, e assim por diante. Já uma indústria precisa de veículos para movimentar matéria-prima e fazer a distribuição urbana dos produtos.

Além disso, as transportadoras também podem oferecer o serviço de logística de armazém.

De maneira geral, o que buscamos em uma transportadora considerada de qualidade é que ela faça o transporte do produto certo, para o local certo, na quantidade certa, no dia e horário combinados, permitindo que seja gasto o mínimo valor possível.

Quais as modalidades e melhor alternativa para o meu negócio?

As modalidades do transporte dizem respeito ao tipo de veículo que levará as mercadorias de um local para o seu destino final. Ele pode ser aéreo, aquaviário, ferroviário ou, um dos mais comuns aqui no Brasil: o rodoviário.

Para saber qual a modalidade que mais se adapta às suas necessidades, não tem outro jeito: tem que pesquisar!

Contudo, vamos te dar as informações principais aqui:

  • prazo: para transportes rápidos, o ferroviário pode ser ideal;
  • volume: para grandes volumes, o aquaviário e o ferroviário são mais adequados;
  • segurança: cada transporte tem seus riscos, mas todos também tem tecnologias apropriadas para evitar roubos e demais acidentes. Nesse caso, o melhor é realmente conversar diretamente com cada transportadora para entender quais as medidas adotadas nesse quesito.

Qual a importância da logística para indústrias e empresas?

A logística representa um grande diferencial para as empresas que decidem contratar uma transportadora. Ter uma operação de transporte rápida, organizada e eficiente é essencial para se destacar no mercado.

Todo o planejamento estratégico, desde como e quanto de mercadoria será transportada em cada veículo, até as rotas que serão utilizadas é responsabilidade da transportadora e do trabalho de logística deles.

Quais são os fatores que determinam a escolha da transportadora?

Para escolher uma boa empresa de transportes, considere os seguintes pontos.

Localização geográfica

Tanto onde a sede da sua empresa está quanto a da própria transportadora. Quanto mais perto forem, melhor para se comunicar e “trocar” mercadorias.

Infraestrutura

Qual a capacidade e tamanho da frota que a transportadora tem? Você acha que terá problemas com entregas e atrasos? Confira toda a situação da empresa antes de fechar contrato.

Segmentos

Se a empresa de transportes atende algum segmento específico, você precisa entender se o seu negócio se encaixa nesse segmento e se é algo que você realmente precisa.

Clientes

Analisar os clientes que a transportadora já atende ajuda bastante a entender se ela irá atender às suas necessidades.

Organização das operações de transporte

É importante entender um pouco sobre o processo de organização da empresa de transportes. Será que eles conseguem atender grandes operações de transporte? Ou daria confusão nessa hora?

Confie apenas em quem tem sistemas padronizados e, de preferência, que usem tecnologias para gestão. Isso é uma garantia maior de confiabilidade nos dados e processos.

Modalidade de entregas

Diferente do que foi falado anteriormente, aqui a “modalidade” se refere aos prazos que a transportadora tem. Ela realiza apenas entregas com prazos pré definidos ou tem atendimentos “emergenciais”? Dependendo do seu negócio, isso precisa ser viabilizado.

Informações confidenciais

Se você precisa manter sigilo sobre as produções, mercadorias e cargas da sua empresa, é fundamental ter um contrato de confidencialidade. A transportadora está disposta a assinar um desses?

Local de armazenamento

A transportadora tem um local disponível para armazenar seus produtos? A armazenagem logística é essencial para alguns negócios e pode ser uma grande vantagem para você se a empresa de transportes já tiver esse serviço para oferecer.

Qual o impacto da transportadora na credibilidade da sua empresa?

Se você contratar uma transportadora reconhecida positivamente no mercado, você passará a ser visto com “olhos melhores” também. Da mesma maneira, se a empresa tiver críticas e uma visão negativa, você terá dificuldades em negócios futuros.

Assim, transportar mercadorias garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e a baixo custo são as tarefas essenciais de uma transportadora para garantir a credibilidade do seu próprio negócio.

Certifique-se de escolher uma das melhores do Brasil, acesse o nosso site.