O que é preciso avaliar para contratar uma empresa de transportes confiável?

O que você precisa avaliar ao escolher uma empresa de transportes para te ajudar a enviar mercadorias aos seus clientes? Confira aqui.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
O que você precisa avaliar ao escolher uma empresa de transportes para te ajudar a enviar mercadorias aos seus clientes? Confira aqui.

Você está precisando contratar uma empresa de transportes? Confira essas questões antes de tomar sua decisão.

De maneira geral, há dois momentos que vão ajudar você a entender melhor como escolher uma transportadora com confiança e de maneira segura. O primeiro é referente ao que você precisa, as necessidades do seu negócio.

O segundo é sobre a empresa de transportes e o que você precisa saber sobre ela. Como funciona, qual segmento atua, e assim por diante.

Vamos ver quais perguntas vão guiar a sua escolha de contratação de transportadora.

PRIMEIRO MOMENTO

1 Por que você precisa de uma transportadora?

Antes de tudo, você precisa avaliar a sua necessidade ou da empresa em que você trabalha. Qual é a verdadeira dor que está enfrentando? Precisa aumentar o envio de cargas? Ou enviar mercadorias mais pesadas?

Ainda mais, levantar quais os objetivos do seu negócio será parte vital da decisão de busca e contratação.

2 Qual o tamanho da demanda que você tem?

Essa questão poderia ser incluída na primeira. Porém, é importante destacá-la.

O tamanho da sua demanda pode ser tanto por peso quanto por tamanho físico e isso é essencial para determinar a sua escolha de empresa de transportes.

Nesse sentido, se você estiver lidando com uma transportadora menor, talvez eles não tenham uma frota de veículos suficiente para atender suas necessidades.

3 Que tipo de transporte você precisa?

Quando falamos em transporte de cargas para empresas e empreendedores, o mais lógico é pensar no transporte rodoviário. Mas, dentro dessa categoria maior, há algumas subcategorias:

  • carga geral;
  • encomendas;
  • mudanças;
  • cargas frigoríficas;
  • cargas de grande porte;
  • produtos farmacêuticos;
  • carga fracionada.

Portanto, você deve considerar esses diferentes tipos para determinar a sua verdadeira necessidade.

4 Quais são as opções do mercado?

Tendo essas perguntas respondidas, você pode pesquisar quais são algumas empresas de transporte disponíveis e partir para o segundo momento.

SEGUNDO MOMENTO

5 Qual é a reputação da transportadora?

O transporte é uma conexão direta com a sua reputação, lembre-se sempre desse fato.

Por isso, conferir se a empresa faz entregas dentro do prazo prometido, qual a estrutura e abrangência que ela tem, se tem muitas reclamações em portais como o Google Meu Negócio ou Reclame Aqui.

Esses são alguns meios de entender qual empresa de transportes será a escolha ideal.

6 Como funciona o controle de cargas?

A empresa de transportes usa algum tipo de sistema para controle? Você tem acesso às informações do transporte da carga? O controle realizado garante a segurança no transporte?

Essas questões devem ser respondidas de maneira positiva para você conseguir fechar um contrato de transporte com tranquilidade.

7 Quais as condições da frota dessa transportadora?

É importante que os veículos estejam em boas condições, então sempre pergunte e, se possível, visite ou peça fotos para analisar essa questão.

8 A transportadora tem um segmento específico?

Uma empresa de transporte pode trabalhar apenas com determinado tipo de mercadoria, o que implica que eles estão mais preparados para atender necessidades específicas.

Porém, essa pergunta também pode valer para o seu negócio: o seu produto precisa de algum tipo de transporte especial? Pense que uma empresa de produtos congelados precisa de veículos frigoríficos e não são todas as frotas que investem neles.

9 A transportadora investe em tecnologias?

Empresas que investem em tecnologias para logística costumam ser mais organizadas e bem preparadas para atender seus clientes. Os sistemas tecnológicos garantem maior controle de processos. Consequentemente, menor risco de erros.

Mesmo quando houver algum erro, ele será identificado e resolvido com maior agilidade.

10 Como são os prazos da empresa de transportes?

Qual é a média de tempo de entrega que a empresa de transportes oferece? Está dentro do que você previa? Além disso, como é a organização da empresa em datas comemorativas e épocas sazonais?

Por exemplo, é normal haver um aumento de compras online e necessidade maior de transporte de mercadorias no mês do Natal. Como a empresa lida com essa demanda maior? Ela tem estrutura para atender?

11 Como foi o atendimento da transportadora até o momento?

A qualidade do atendimento é um diferencial que a empresa pode trazer para você. Ou seja, uma equipe qualificada e atenciosa significa que a transportadora tem a preocupação de fornecer o melhor a seus clientes.

Dessa forma, quando ocorrerem dúvidas ou acidentes, a resolução será pacífica e tranquila.

12 Como são as questões burocráticas da transportadora?

A princípio, é sempre melhor fazer negócios com empresas que têm algum reconhecimento.

Assim, mais do que uma prova social e boas referências, priorize a escolha de transportadoras que possuem certificados como o ISO 9001 e da ANVISA.

Conheça os serviços da Avilan Transportes, a empresa de transportes que atende todas as suas necessidades.

Entenda mais sobre o Maio Amarelo

Entenda o que é esse movimento do “maio amarelo” e porque ele é tão importante para as transportadoras e operações de transporte.