Tipos de veículos de carga: quais a Avilan Transportes tem em sua frota?

Os tipos de veículo de carga variam de acordo com os produtos que estão sendo movimentados. Quer descobrir qual é o ideal para a sua carga?
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Conheça os tipos de veículos de carga da Avilan Transportes.

Descubra quais são os tipos de veículos de carga que existem e qual é o modelo que você precisa para o transporte dos seus produtos. 

Embora possa parecer simples trabalhar com o transporte de cargas, há muito que não se vê.

Por exemplo, vários modelos de caminhão podem parecer iguais ou apenas mudar o tamanho, mas cada um tem características específicas e transportam cargas determinadas.

A Avilan possui uma frota completa com mais de 200 veículo, com variados modelos para atender as diferentes necessidades que cada operação de transporte pode demandar.

Vamos entender aqui alguns dos principais tipos, para que servem e qual é o ideal para as suas necessidades.

Veículos da Avilan Transportes

Veículo Urbano de Carga (VUC)

Frota Avilan Transportes – Veículo tipo VUC

Estes são perfeitos para rodar, como o nome já indica, dentro de cidades. Ou seja, onde é mais difícil transitar grandes veículos. Isto porque eles são os caminhões de menor porte disponíveis hoje no mercado.

O VUC costuma ter entre 2,2 e 6,3 metros de comprimento e também podem ser conhecidos como caminhões ¾.

Por ser um veículo mais leve e até mais simples de dirigir, é o caminhão que mais vemos ser usado para realizar mudanças pessoais. Além disso, faz a distribuição de alimentos não perecíveis, materiais de construção, eletrodomésticos e assim por diante, para lojas, varejistas e mercados dentro da cidade.

Quando possuem carroceria frigorífica, podem distribuir outros alimentos entre as redes de supermercado e demais lojas do ramo.

Toco

Este é um veículo que fica entre o VUC e os caminhões pesados, ele é semipesado. Pode carregar até 6 toneladas e tem um comprimento aproximado de 14 metros.

De modo geral, também pode transitar em perímetro urbano, mas vemos ser usado para transportes mais longos por conta da facilidade de manusear este veículo.

Para transportar cargas secas e fazer distribuições de produtos diversos, como veículos, maquinários e cargas a granel, ele é uma escolha comum. Porém, pode transportar líquidos tranquilamente.

Truck

Frota Avilan Transportes – Veículo tipo Truck

O caminhão 6×2 é de tamanho aproximado ao toco, mas suporta uma carga bem maior, até 14 toneladas.

Esse é um dos tipos de veículos de carga mais utilizados em território brasileiro, podendo ser bem versátil. Afinal, pode transportar cargas leves ou pesadas, é um veículo bastante resistente e tem uma performance ótima nas rodovias.

A principal carga para os caminhões truck são secas, podendo ser encaixotadas, ensacadas, engradados ou materiais de construção e indústria.

Todos os veículos descritos acima estão presentes nas frotas da Avilan, contando com as carrocerias Sider e Baú para nossos principais transportes.

Outros tipos de veículos de carga

Carreta

Diferente dos caminhões, as carretas têm suas partes separadas. Assim, há uma cabine com motor e rodas de tração e unidade de carga. Elas possuem diversas “sub classificaçoes”, entre elas: a carreta baú, prancha, cabideiro, sider, e assim por diante.

Caminhao bitruck

Parecido com o truck, mas com algumas diferenças consideráveis. Por exemplo, apesar de ser comprido, o bitruck ainda é mais “compacto” que outros modelos, também sendo mais ágil e mais leve.

Conheça os serviços da Avilan Transportes

Cada cliente nosso recebe os tipos de veículo de carga ideais para transportar o que precisam, seja dentro de um perímetro urbano ou realizando distribuição por todo o Brasil.

Precisa de mais informações? Entre em contato!

Convenção Anual Avilan 2023