O seu negócio precisa transportar cargas e mercadorias? Então você precisa conhecer os tipos de entrega para saber o que procurar.
Embora pareça simples entrar em contato com uma transportadora e pedir um serviço, há diferentes modalidades e tipos de frete para cada situação. Por exemplo, se você trabalha com produtos congelados, precisa que a empresa de transportes tenha caminhões frigoríficos, certo?
Da mesma maneira, se o transporte é de matérias-prima, precisa de algum serviço de logística industrial. Então, conheça agora os tipos de entrega possíveis e o que procurar para o seu negócio.
Encomendas
A encomenda funciona, normalmente, sob demanda. Por isso, precisa de um planejamento bem feito e de uma transportadora que trabalhe com a disponibilidade e variação de produtos por viagem. Ou seja: nem sempre terão encomendas e elas irão variar em quantidade durante certos períodos.
Outro ponto de atenção para contratar uma empresa de transporte para encomendas é o alcance. Serão entregas municipais, estaduais ou nacionais? Busque uma boa referência no segmento!
Mudanças
Outro dos tipos de entrega que é bem específico. As mudanças, sejam residenciais ou empresariais, incluem transporte de móveis, caixas, utensílios e materiais de escritório. Inclusive, muitos destes transportes são feitos por autônomos ao invés de empresas.
Porém, você deve ter o cuidado de entrar em contato com um profissional para evitar danos e perdas de bens.
Cargas perigosas
Líquidos inflamáveis, explosivos e gases são exemplos de cargas perigosas transportadas por caminhões. O mais importante nas transportadoras que trabalham com essa modalidade é a segurança.
Não apenas o transporte deve seguir regras específicas, mas o manuseio e armazenagem das cargas deve ter um cuidado extra.
Cargas frigoríficas
Os produtos que dependem de temperatura para serem conservados podem ser bem complicados de lidar. Um minuto a mais que fiquem armazenados de maneira incorreta já pode destruir um lote inteiro.
Por isso, é preciso que os veículos sejam adequados e a equipe bem instruída sobre os cuidados necessários de carga e descarga de cada produto. Além disso, o limpeza e higienização dos veículos é extremamente importante.
Produtos farmacêuticos
Por falar em higienização dos veículos, ela também entra como um requisito indispensável no transporte de produtos farmacêuticos. Nesse caso, o processo de entrega é ainda mais rigoroso. A legislação tem bastante a dizer sobre esse tipo de transporte de cargas!
É importante que a transportadora seja especializada ou tenha um modal especializado no setor para ser contratada para a finalidade de transporte de produtos relacionados à saúde, no geral.
Cargas fracionadas
Provavelmente, estamos falando aqui da modalidade mais utilizada hoje em dia para o transporte de cargas. Vemos acontecer bastante por um simples motivo:
A transportadora consegue planejar o transporte de diversos tipos de carga em um mesmo veículo que passam por uma mesma rota.
Isto torna o transporte de cargas fracionadas uma alternativa inteligente que aumenta a produtividade e eficiência das entregas.
Carga completa
Ao contrário da carga fracionada, o transporte de cargas completas é feito quando a empresa precisa da capacidade total de um veículo para movimentação das mercadorias. Na verdade, mesmo que não atinga capacidade máxima, o veículo, ainda assim, não será completado com outro tipo de carga.
Isso é feito para evitar contato inadequado com as cargas e contaminações de produto.
Carga geral
As cargas gerais são as mais simples: não exigem nenhum tipo específico de veículo ou cuidado para serem movimentadas. Quer um exemplo? Os produtos industrializados, alimentícios e materiais de construção se encaixam nessa categoria.
Se o seu negócio não se encaixou em nenhuma das alternativas anteriores, ele com certeza se trata da carga geral.