O que é um centro de distribuição e como ele auxilia nas operações de transporte

Tudo o que você queria saber sobre o que é um centro de distribuição está aqui. Veja também como funciona e quais as vantagens de contratar uma empresa que entende do assunto!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Entenda o que é um centro de distribuição e como ele funciona.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é um centro de distribuição, precisa entender que este é um espaço que faz parte da estrutura de uma operação logística. 

Ele é focado, principalmente, no armazenamento e despacho de mercadorias. Ainda assim, trabalha com todo o ciclo de produção de uma empresa, desde o momento em que as mercadorias são fabricadas até o momento em que chegam ao cliente. É por isso que é uma parte tão importante da cadeia de suprimentos.

As principais funções de um centro de distribuição são: receber e armazenar produtos, escolher e embalar produtos para despacho, bem como enviar produtos para clientes ou outras partes da rede logística.

Mas, vamos entrar em mais detalhes:

O que é um centro de distribuição?

Um centro de distribuição (CD) é, basicamente, um armazém que estoca e distribui mercadorias para varejistas, atacadistas e outras empresas. Sua função é receber mercadorias de fabricantes ou fornecedores, armazená-las e depois distribuí-las para o mercado.

Ao contrário do armazém tradicional, que apenas acomoda as mercadorias ou matérias-prima, o centro de distribuição é mais estratégico. Afinal, ele aloca os produtos para priorizar a agilidade e eficiência das entregas. 

Para explicar melhor: é um local posicionado estrategicamente em regiões de grande envio de produtos. Assim, ocorre a redução no tempo de entrega para os clientes finais.

Como funciona um centro de distribuição?

O centro de distribuição recebe as mercadorias, inspeciona os produtos quanto à qualidade e danos, armazena eles em uma área apropriada e, em seguida, distribui os produtos para varejistas ou outras empresas. Este centro também pode ser o responsável pelo envio de produtos aos clientes.

Você pode entender melhor ao conhecer as 5 etapas do CD:

  • Recebimento de mercadorias ou matéria-prima;
  • Movimentação;
  • Armazenagem;
  • Separação de pedidos;
  • Expedição.

Quais são alguns dos benefícios de usar um centro de distribuição?

O uso de um centro de distribuição pode ajudar as empresas a reduzir custos consolidando remessas de vários fornecedores, reduzindo os custos de manuseio e estoque. Igualmente, pode melhorar o atendimento ao cliente, garantindo que os produtos sejam entregues de forma rápida e eficiente.

Por ser uma ferramenta bastante estratégica para a cadeia de suprimentos, seus benefícios são centralizados na facilidade que a empresa de transportes recebe:

  • Centralização de estoque;
  • Localização próxima de troncos rodoviários e de clientes;
  • Redução de gastos com transporte, frete e aluguéis
  • Layout estratégico para movimentação de mercadorias;
  • Gestão controlada de produtos em épocas de maior movimentação (sazonalidade);
  • Processos mais controlados;
  • Agilidade nas entregas;
  • Qualidade no atendimento ao consumidor final.

Quais as melhores práticas para otimizar a operação em um centro de distribuição?

Dada a quantidade de processos que ocorrem no centro de distribuição, desde o recebimento até a expedição de itens, é preciso que tenha uma organização excepcional para que nada se perca no meio do caminho.

Torna-se importante ter responsáveis para cada etapa e ter o auxílio de um método organizacional para padronizar as tarefas e facilitar a comunicação entre as diferentes equipes realizando cada tarefa.

Além disso, para uma operação otimizada, você precisa focar no controle de qualidade através de KPIs (indicadores de desempenho). O que é mais importante analisar para saber se os serviços estão sendo realmente produtivos?

Você pode analisar, por exemplo, o tempo que leva para carga e descarga de veículos, a quantidade de movimentações realizadas dentro de um determinado período, e assim por diante.

Contratar e qualificar os colaboradores do chão de fábrica é fundamental. Mesmo que já tenham a experiência necessária para atuar no setor, eles devem ser instruídos do seu sistema e do padrão da sua empresa. 

Quem é o responsável pela gestão deste centro?

Se você é da área de indústria e/ou comércio, é possível montar uma operação de transportes própria e construir (ou alugar) o seu próprio centro de distribuição. Contudo, uma alternativa mais viável e acessível ao orçamento é contratar uma empresa de soluções logísticas.

Você já conhece a Avilan Transportes? Nossa empresa, que iniciou com o transporte em Santa Catarina e já tem sedes em diversas cidades do país, cuida do transporte de cargas, armazenagem e distribuição urbana para você.

Conheça em mais detalhes no nosso site!

Convenção Anual Avilan 2023