O centro de distribuição é uma forma ágil e eficiente de enviar as mercadorias de maneira terceirizada. Quer saber como exatamente isso funciona?
A gente explica!
Empresas são complexas, cheias de procedimentos e funcionários que precisam trabalhar de forma organizada para que uma rotina seja cumprida com sucesso.
Entre as tarefas do dia a dia, enviar os produtos fabricados é uma delas e exige conferências, separações de mercadorias, documentação, embalagem e despacho.
É a última etapa de uma produção, mas ainda assim consome muita atenção e tempo.
Conforme o crescimento dos negócios, fica difícil deixar outras tarefas que envolvem a criação de novos produtos e atendimento ao cliente para empacotar pedidos. É aí que surge o centro de distribuição.
Pronto para armazenar os itens da sua empresa e despachá-los de maneira muito segura e rápida.
Vamos conhecer mais sobre o assunto:
O que é centro de distribuição?
O centro de distribuição também pode ser chamado pela sua sigla, CDD. Ele consiste em um lugar físico, localizado estrategicamente na cidade para realizar os procedimentos de recebimento, armazenamento, separação e envio de mercadorias.
A distribuição é a última etapa da supply chain (cadeia de suprimentos), quando um produto já está pronto e é enviado para diversos endereços do Brasil, onde o consumidor final terá acesso para compra e uso.
Como a mercadoria chega no centro de distribuição?
Existem duas formas possíveis.
Na primeira, a fábrica, ao terminar a sua produção, envia as mercadorias para a distribuidora. Normalmente, esse tipo de transferência ocorre quando ela possui uma frota própria.
Já no centro de distribuição, os produtos são conferidos, armazenados, separados e preparados para o seu destino final: os pontos de compra ao redor do Brasil.
Já na segunda, a própria transportadora busca as mercadorias na fábrica e traz para o centro logístico, onde o mesmo processo é realizado, sendo devidamente armazenada, separada, embalada e preparada para o transporte.
Vamos conhecer os procedimentos no próximo tópico:
Como funciona o centro de distribuição?
Etapa 1: O centro de distribuição recebe as mercadorias das fábricas fornecedoras.
Etapa 2: É feita a conferência dos produtos (quantidade e tipo) e documentação (nota fiscal, romaneio de pedido, autorização de transporte, etc).
Etapa 3: Nesse momento, toda mercadoria é movimentada e armazenada no estoque do centro de distribuição, seguindo as recomendações do fabricante.
Etapa 4: De acordo com os pedidos que chegam dos clientes, os produtos começam a ser separados no estoque.
Etapa 5: Agora, os pedidos são embalados para serem recolhidos pelos caminhões distribuidores. Nessa etapa, também tem todo o preparo da documentação de despacho e notas fiscais.
Etapa 6: Com todos os pedidos embarcados, o caminhão parte para iniciar as entregas.
Esse procedimento se repete com cada negócio em que a empresa de logística presta serviços.
Quais são os tipos de centro de distribuição?
Distribuição direta
Na distribuição direta, a empresa responsável pela produção também distribui sua própria mercadoria. Ou seja, todas as etapas da supply chain pertencem a um só negócio.
Geralmente, empresas de pequeno porte são as que optam por esse tipo de serviço com o uso de minivans. Ou empresas de médio porte, que não demandam um número alto de caminhões na frota para realizar as entregas.
Nesse modelo, as empresas possuem mais proximidade com os clientes, porém os recursos são limitados e, consequentemente, suas entregas também. Isso faz com que o crescimento empresarial demore muito mais para se desenvolver.
Com o crescimento, as empresas começam a optar por:
Distribuição indireta
Aqui, a empresa contrata uma outra, terceirizada, que trabalha somente com os processos logísticos.
Para iniciar os trabalhos, se realiza um contrato e todos os acordos que cercam desde a
coleta da carga até o seu destino final são combinados entre as partes envolvidas.
O centro de distribuição terá o procedimento de receber diretamente esses pedidos, separar, embalar e fazer o envio.
Distribuição híbrida
Alguns negócios continuam recebendo os pedidos e o centro de distribuição apenas envia, isso é o que chamamos de distribuição híbrida.
É uma opção legal para as empresas que querem continuar o contato com os seus clientes, mas não conseguem trabalhar com o envio da mercadoria, seja pela demanda ou falta de espaço de armazenamento.
Esses dois fatores ficam sob a responsabilidade do centro de distribuição, que recebe o pedido da empresa contratante, separa, embala e envia.
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