8 ações indispensáveis ao cuidar da frota

Cuidar da frota é indispensável para uma boa operação de transporte de carga. O veículo em boas condições tem um desempenho muito melhor.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Cuidar da frota precisa de atenção e dedicação.

Os veículos simplesmente precisam da manutenção de frotas, ela é essencial para garantir um bom funcionamento e prevenir acidente em estrada. Por isso, cuidar da frota é tão importante!

Embora seja uma tarefa custosa, ela deve ser vista pela recompensa que traz: economia a longo prazo, performance operacional otimizada e, por consequência, clientes bastante satisfeitos.

Para você entender melhor o que estamos falando sobre, confira os tópicos abaixo explicando alguns dos principais cuidados com veículos da frota. 

Inspeção veicular

Não pode faltar! Ela garante que todo o veículo seja verificado em busca de peças quebradas, desgastadas, vazamentos de óleo e combustível, entre diversos outros problemas que podem acontecer.

Essa lista de inspeção faz parte da manutenção preventiva dos veículos e é crucial para cuidar da frota do jeito certo. Sem ela, o motorista pode ficar perdido sem saber o que procurar e pode, até mesmo, não realizar nenhuma verificação dos caminhões de entrega.

Atenção à qualidade do combustível

Saber o tipo de combustível que entra no veículo é importante para poder rastrear falhas no motor e desgaste de peças antes do tempo. É preciso ter muito cuidado ao abastecer em postos sem bandeira em busca do diesel mais barato.

No fim das contas, sai mais caro do que um combustível de qualidade.

Mão de obra qualificada

Ter uma equipe de motoristas e mecânicos treinados à disposição não tem preço — na verdade, tem sim e ele é bem mais barato do que os custos para renovar a sua frota.

Motoristas que sabem o seu papel e o impacto que tem no dia a dia das operações de transporte são prováveis de cumprir com as obrigações, como realizar a inspeção de veículos e preencher o checklist corretamente todos os dias (ou quando necessário).

Sistema de gestão

Um sistema tecnológico aumenta muito a eficiência e produtividade da frota. Você pode encontrar soluções para gestão geral, financeira, de manutenção, de pneus, de combustível, e muitas outras. 

Cada um tem a sua função específica, mas todos tem algo em comum: a coleta de dados. Por isso, é indispensável usar um sistema digital de gestão, precisamos analisar e gerar relatórios para tomar decisões melhores na nossa frota!

Estratégia

Claro, antes de qualquer ação, é preciso ter estratégia. Qual é o plano, o objetivo? Onde quer chegar? Qual caminho quer percorrer para atingir as finalidades? 

Ter tudo isso definido é criar uma estratégia.

Documentações

Quem está envolvido no transporte de cargas sabe que a documentação não é fácil. São tantos papeis para dar conta que fica complicado de acompanhar e mesmo citar todos eles. Até por esse motivo está sendo adotado o Documento Eletrônico de Transporte, que reúne mais 20 documentos. 

Dessa forma, agiliza a verificação das documentações em postos de fiscalização e evita perder papéis durante o manuseio dos veículos. Mas, enquanto ele não se populariza pelo país, precisamos dar a devida atenção para estar com tudo sempre em dia — e em mãos.

Pneus

Controlar os pneus da frota vai gerar uma economia inacreditável. Além de zerar a perda de pneus da frota. Acompanhar o desgaste, fazendo ajustes quando necessário, aumenta a durabilidade dos pneus e desempenho das operações.

Para o cliente, isso tem um impacto direto na cotação de frete também, já que a transportadora reduz alguns custos.

Volume de carga

Dar atenção ao volume de carga e nunca ultrapassá-lo! Isso é uma regra inquebrável. Não apenas prejudica os veículos e pneus, como gera multas para a empresa. 

É hora de renovar a frota quando…

Os custos ultrapassam 20% do valor de compra do veículos. É uma regra um tanto generalizada, mas ainda é válida. Se um veículo chegar no ponto de ter tanto custo apenas para funcionar, algo está errado.

Portanto, é preciso realizar a compra de um novo veículo e renovar a frota.

De maneira geral, cuidar da frota é o primeiro passo para garantir o bom desempenho das operações de transporte.

Falando nisso, a Avilan Transportes está sempre buscando os melhores veículos e atualizando a frota para otimizar as suas operações de entrega. Conheça melhor!