Por que a armazenagem logística é tão importante?

Para entender por que você precisa de um sistema de armazenagem logística, é preciso entender primeiro o que é isso, certo? Confira aqui.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Para entender por que você precisa de um sistema de armazenagem logística, é preciso entender primeiro o que é isso, certo? Confira aqui.

Qual a melhor maneira de controlar o seu estoque e transporte de mercadorias? Um sistema de armazenagem logística é a resposta.

Quem trabalha com venda de produtos para todo o país precisa lidar com as operações de transporte de carga e com o estoque das mercadorias.

Por isso, algumas empresas de transporte começaram a oferecer o serviço de armazenagem logística junto do transporte de produtos em si.

Essa “categoria” é muito importante para reduzir custos e otimizar as entregas da empresa, mas antes de entrarmos nisso, vamos entender o que é o processo?

O que é logística de armazenagem?

Ao contrário do que pode parecer, esse processo não é apenas uma estocagem de produtos e mercadorias. Ele é muito maior: é um conjunto de tarefas e ações para tornar o estoque e movimentação de produtos mais eficiente.

Assim, com base no peso, estrutura, validade e outros aspectos relevantes de cada produto, os responsáveis pela logística de armazenagem fazem o planejamento e organização do armazém.

Porém, um sistema desses ainda inclui a carga, descarga, carregamento e conversação das mercadorias.

A principal função da armazenagem é o auxílio no controle de demanda e oferta dos consumidores.

Como funciona o processo de armazenagem logística?

Esse não é um trabalho fácil.

Mas, por que isso?

Pense em todas as tarefas que englobam os sistemas de armazenagem logística, desde o recebimento de mercadorias até a classificação e categorização de cada um. É bastante coisa!

De maneira geral, nesse processo é feito o controle dos produtos:

  • listagem e checagem de estoque;
  • controle de peso;
  • data de validade;
  • controle de data de chegada e saída do armazém (o que chegou primeiro, sai primeiro);
  • entre outras informações.

Claro, há algumas dificuldades na armazenagem logística e, para ela funcionar bem, é preciso conhecer bem todas as áreas.

Por exemplo, fazer isolamento do setor, realizar o cálculo de quantidade e planejar a disposição de mercadorias no armazém. 

Além disso, é preciso saber quais são os riscos, como será a movimentação de pessoas e mercadorias dentro do armazém, e muito mais.

Qual a importância da armazenagem logística?

Maior segurança dos produtos

Não estamos falando apenas de segurança contra roubos, mas da própria conservação das mercadorias.

Um local estruturado e adequado irá garantir a durabilidade dos produtos.

Melhor distribuição e atendimento ao consumidor

Também com a padronização, o processo de atendimento e distribuição ao consumidor é muito mais rápido. Inclusive, também aumenta a taxa de satisfação dos clientes.

Ou seja, com os produtos em um local apropriado e bem organizado, a separação de mercadorias para montar pedidos e levá-los ao seu destino aumenta o desempenho das operações de transporte.

Maior eficiência das operações logísticas

Com isso, podemos concluir que contar com a armazenagem logística acarreta em um aumento na produtividade das operações logísticas.

Redução de custos

Através do armazenamento, toda a visualização do estoque e das vendas fica melhor. Dessa maneira, é melhor para controlar as tendências de consumo e gerar economias na produção de mercadorias.

Aumento de lucros e menos prejuízos

A padronização dos processos de armazenagem logística tornam o índice de perdas e prejuízos gerados por ela mínimos.

Juntando esse fator com a redução de custos que acabamos de mencionar, a margem de lucro das empresas irá aumentar.

Localização centralizada

Quando todos os produtos estão localizados em um mesmo local, toda a operação de transporte se simplifica.

Isso significa que o recebimento, categorização, armazenamento e distribuição do produto é feito todo a partir de apenas um lugar. Assim, resultando em um controle e conservação melhor das mercadorias, assim como do fluxo de transporte.

Interação entre produção e suprimento

Por meio de uma conexão entre a armazenagem e a cadeia de produção, é possível monitorar o giro de produtos e calcular o estoque com maior precisão. Desse modo, evitando problemas de produtos indisponíveis ao consumidor final.

Para conhecer um dos melhores serviços de armazenagem logística do Brasil, acesse o site da Avilan!