A segurança no trânsito deve ser levada a sério sempre, mas o alto índice de mortes e feridos no trânsito precisou de uma medida extra: a criação do Maio Amarelo.
Esse mês conta com campanhas de conscientização e chamadas de atenção para tomar mais cuidado no trânsito por todo o Brasil. Em 2021, o mês conta com a temática “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”.
O início do Maio Amarelo
O movimento começou em 2014, como iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária. Os dados de acidentes e mortes em trânsito no Brasil são assustadores, a Organização Mundial de Saúde (OMS) inclusive realizou um estudo para entender a estimativa para os próximos anos.
Quer saber o que descobriram? Estima-se que, em 2030, 2,4 milhões de pessoas irão morrer em trânsito. Além de entre 20 e 50 milhões de pessoas que irão sobreviver, mas com sequelas.
Qual é o objetivo desse evento?
Com informações tão sérias e preocupantes como essas, o movimento com as campanhas de conscientização no mês de maio se tornaram uma medida de urgência.
A intenção geral deste evento é falar sobre a segurança viária, incluindo tanto a sociedade civil, quanto órgãos do governo, empresas, associações, federações e assim por diante.
A razão pela escolha do “Maio Amarelo”
Por que esse mês e cor específicos? Primeiro, o mês de maio é uma referência para tratar de assuntos relacionados à segurança no trânsito desde 2011, quando a ONU decretou no dia 11 de maio a “Década de Ação para segurança no Transito”.
E o amarelo nada mais é do que a cor que simboliza atenção, sinalizações e advertências no trânsito.
A verdadeira importância das campanhas
No Brasil, os acidentes de trânsito representam a terceira maior causa de mortes do país. O desrespeito às leis e a falta de atenção são causadores comuns de tragédias. Por isso, existe a necessidade de falar sobre o assunto e atingir o máximo de pessoas possível.
Precisamos falar sobre quais são as leis, por que devem ser respeitadas, qual a responsabilidade dos motoristas para com os outros, quais as consequências de um acidente, etc.
Hoje, a maior responsabilidade dos órgãos oficiais com a população é reforçar o respeito às leis e sinalizações de estrada.
Impacto da conscientização de segurança em trânsito no Japão
O país oriental tinha números semelhantes aos brasileiros em falecimentos no trânsito, mas após algumas mudanças, como o reforço de sinalização e facilitação de tráfego com passarelas para pedestres, o Japão teve resultados excelentes.
Claro, a resposta positiva foi intensificada com a grande conscientização promovida no país. Por exemplo, com a criação de cursinhos que todos os motoristas deveriam realizar a cada 3 anos.
O papel da Avilan no Maio Amarelo
Como uma empresa de transportes que está o tempo todo com veículos pesados em movimento nas estradas, temos uma grande responsabilidade de conhecer e seguir com as regras estabelecidas na Legislação de Trânsito Brasileira.
Além disso, a segurança é um valor praticado diariamente em nossas unidades.
Com nossos veículos, mantemos um rígido controle dos principais itens críticos através de um processo de manutenção preventiva, preditiva e corretiva.
Já com os motoristas, são aplicados treinamentos e instruções periódicas, além de instrumentos de segurança embarcados no próprio veículo como controle de velocidade através de telemetria e câmeras capazes de detectar sinais de sonolência.
Temos a preocupação de incentivar nossos colaboradores a se inteirar em todos os assuntos e atualidades relacionadas ao tema. Inclusive, a conhecer e divulgar o Maio Amarelo e debates que ocorrem durante este mês.